Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46112Registro completo de metadatos
| Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Bastos, Camila Ferreira | - |
| dc.date.accessioned | 2025-06-11T14:47:48Z | - |
| dc.date.available | 2025-06-11T14:47:48Z | - |
| dc.date.issued | 2025-04-25 | - |
| dc.identifier.citation | BASTOS, Camila Ferreira. E a Palhaçaria onde está? Um mapeamento da técnica palhacesca nas universidades públicas do Nordeste. 106 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.304 | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46112 | - |
| dc.description.abstract | The present research aimed to map the presence of clowning in Theater undergraduate programs at public universities in the Northeast Region, with the purpose of legitimizing this technique as an essential methodology in the training of theater educators. To achieve this objective, a literature review was conducted, as well as a survey of data from the Political-Pedagogical Projects and Curriculum Profiles of the analyzed programs, in addition to a case study with an exploratory, descriptive, and qualitative approach. The results obtained contribute to the consolidation of clowning in higher education, identify gaps, suggest new developments on the topic, bring researchers from different states closer together, and record both existing and new practices. The main theoretical frameworks of this research include the works of Ermínia Silva (1996, 2007, 2009, 2011), Arão Santana (2000), Luís Otávio Burnier (2001), Alice Viveiros de Castro (2005), Elza de Andrade (2009), Rodrigo Duprat (2014), and Alexandre Araújo (2021). | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Licenciatura em Teatro | pt_BR |
| dc.subject | Mapeamento | pt_BR |
| dc.subject | Nordeste | pt_BR |
| dc.subject | Palhaçaria | pt_BR |
| dc.subject | Pedagogia do Teatro | pt_BR |
| dc.subject | Theater Undergraduate Program | pt_BR |
| dc.subject | Mapping | pt_BR |
| dc.subject | Northeast | pt_BR |
| dc.subject | Clowning | pt_BR |
| dc.subject | Theater Pedagogy | pt_BR |
| dc.title | E a palhaçaria onde está? um mapeamento da técnica palhacesca nas universidades públicas do Nordeste | pt_BR |
| dc.title.alternative | Where is clowning? mapping the clowning technique in public universities in northeastern brazil | pt_BR |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Wuo, Ana Elvira | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0861896066422077 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Brondani, Joice Aglae | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9851878324360914 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Pimenta, Daniele | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8680041834212692 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4476971863217102 | pt_BR |
| dc.description.degreename | Dissertação (Mestrado) | pt_BR |
| dc.description.resumo | A presente pesquisa teve como objetivo mapear a presença da palhaçaria nas licenciaturas em Teatro das universidades públicas da Região Nordeste, com o propósito de legitimar essa técnica como metodologia essencial na formação de docentes teatrais. Para alcançar esse objetivo, realizou-se uma revisão bibliográfica, bem como o levantamento de dados dos Projetos Político-Pedagógicos e dos Perfis Curriculares das graduações analisadas, além de um estudo de caso com abordagem exploratória, descritiva e qualitativa. Os resultados obtidos contribuem para a consolidação da palhaçaria no ensino superior, identificam lacunas, sugerem novos desdobramentos da temática, aproximam pesquisadores(as) de diferentes estados e registram práticas tanto existentes quanto inéditas. Os principais eixos teóricos desta investigação incluem os trabalhos de Ermínia Silva (1996, 2007, 2009, 2011), Arão Santana (2000), Luís Otávio Burnier (2001), Alice Viveiros de Castro (2005), Elza de Andrade (2009), Rodrigo Duprat (2014) e Alexandre Araújo (2021). | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Administração | pt_BR |
| dc.sizeorduration | 106 | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::EDUCACAO ARTISTICA | pt_BR |
| dc.identifier.doi | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.304 | pt_BR |
| dc.orcid.putcode | 185838825 | - |
| dc.crossref.doibatchid | c61c4528-4ab0-4e70-bb12-e5d4532be4ec | - |
| dc.subject.autorizado | Teatro | - |
| dc.subject.autorizado | Arte, cultura, educação | - |
| dc.subject.autorizado | Palhaços na arte | - |
| dc.subject.autorizado | Palhaçaria | - |
| dc.subject.ods | ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. | pt_BR |
| Aparece en las colecciones: | DISSERTAÇÃO - Artes Cênicas | |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| PalhaçariaOndeEstá.pdf | 820.38 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.
