Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46112
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorBastos, Camila Ferreira-
dc.date.accessioned2025-06-11T14:47:48Z-
dc.date.available2025-06-11T14:47:48Z-
dc.date.issued2025-04-25-
dc.identifier.citationBASTOS, Camila Ferreira. E a Palhaçaria onde está? Um mapeamento da técnica palhacesca nas universidades públicas do Nordeste. 106 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.304pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46112-
dc.description.abstractThe present research aimed to map the presence of clowning in Theater undergraduate programs at public universities in the Northeast Region, with the purpose of legitimizing this technique as an essential methodology in the training of theater educators. To achieve this objective, a literature review was conducted, as well as a survey of data from the Political-Pedagogical Projects and Curriculum Profiles of the analyzed programs, in addition to a case study with an exploratory, descriptive, and qualitative approach. The results obtained contribute to the consolidation of clowning in higher education, identify gaps, suggest new developments on the topic, bring researchers from different states closer together, and record both existing and new practices. The main theoretical frameworks of this research include the works of Ermínia Silva (1996, 2007, 2009, 2011), Arão Santana (2000), Luís Otávio Burnier (2001), Alice Viveiros de Castro (2005), Elza de Andrade (2009), Rodrigo Duprat (2014), and Alexandre Araújo (2021).pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLicenciatura em Teatropt_BR
dc.subjectMapeamentopt_BR
dc.subjectNordestept_BR
dc.subjectPalhaçariapt_BR
dc.subjectPedagogia do Teatropt_BR
dc.subjectTheater Undergraduate Programpt_BR
dc.subjectMappingpt_BR
dc.subjectNortheastpt_BR
dc.subjectClowningpt_BR
dc.subjectTheater Pedagogypt_BR
dc.titleE a palhaçaria onde está? um mapeamento da técnica palhacesca nas universidades públicas do Nordestept_BR
dc.title.alternativeWhere is clowning? mapping the clowning technique in public universities in northeastern brazilpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Wuo, Ana Elvira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0861896066422077pt_BR
dc.contributor.referee1Brondani, Joice Aglae-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9851878324360914pt_BR
dc.contributor.referee2Pimenta, Daniele-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8680041834212692pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4476971863217102pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa teve como objetivo mapear a presença da palhaçaria nas licenciaturas em Teatro das universidades públicas da Região Nordeste, com o propósito de legitimar essa técnica como metodologia essencial na formação de docentes teatrais. Para alcançar esse objetivo, realizou-se uma revisão bibliográfica, bem como o levantamento de dados dos Projetos Político-Pedagógicos e dos Perfis Curriculares das graduações analisadas, além de um estudo de caso com abordagem exploratória, descritiva e qualitativa. Os resultados obtidos contribuem para a consolidação da palhaçaria no ensino superior, identificam lacunas, sugerem novos desdobramentos da temática, aproximam pesquisadores(as) de diferentes estados e registram práticas tanto existentes quanto inéditas. Os principais eixos teóricos desta investigação incluem os trabalhos de Ermínia Silva (1996, 2007, 2009, 2011), Arão Santana (2000), Luís Otávio Burnier (2001), Alice Viveiros de Castro (2005), Elza de Andrade (2009), Rodrigo Duprat (2014) e Alexandre Araújo (2021).pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Administraçãopt_BR
dc.sizeorduration106pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::EDUCACAO ARTISTICApt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.304pt_BR
dc.orcid.putcode185838825-
dc.crossref.doibatchidc61c4528-4ab0-4e70-bb12-e5d4532be4ec-
dc.subject.autorizadoTeatro-
dc.subject.autorizadoArte, cultura, educação-
dc.subject.autorizadoPalhaços na arte-
dc.subject.autorizadoPalhaçaria-
dc.subject.odsODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.pt_BR
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Artes Cênicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
PalhaçariaOndeEstá.pdf820.38 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.