Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46060| ORCID: | http://orcid.org/0009-0006-0162-6808 |
| Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| Título: | EsperançArte: uma vivência de estágio em Psicologia Escolar |
| Autor(es): | Santos, Iasmin Araújo Matias dos |
| Primeiro orientador: | Silva, Silvia Maria Cintra da |
| Primeiro membro da banca: | Cardoso, Mônica Rodrigues |
| Segundo membro da banca: | Cunha, Marlon de Oliveira |
| Resumo: | O presente trabalho aborda a vivência de uma estudante de Psicologia como estagiária no projeto EsperançArte, da área da Psicologia Escolar, em uma universidade pública de Minas Gerais. O projeto tem como intuito a recepção e o acolhimento de ingressantes no curso de Psicologia, com a discussão de temáticas relativas a esse momento e que abarcam questões acadêmicas e pessoais, por meio da mediação da Arte. Ao longo do trabalho é feita a articulação entre a vivência no estágio e a atuação da Psicologia Escolar no Ensino Superior, fundamentada na Psicologia Histórico-Cultural. O objetivo deste TCC é contribuir com a formação e a atuação profissional, destacando-se a importância de se desenvolver um olhar atento, crítico e sensível, comprometido com a ética e questões sociais. São perceptíveis os vários desafios que constituem o cotidiano do estudante universitário e o EsperançArte reitera a importância de se investir em projetos multi e interprofissional, para que em conjunto, seja oferecido um ensino e educação de qualidade para estudantes, com apoio e suporte para evitar a evasão, cuidar da permanência com vistas a uma educação emancipatória. |
| Abstract: | This paper deals with the experience of a psychology student as an intern in the EsperançArte project, in the field of school psychology, at a public university in Minas Gerais. The aim of the project is to welcome new entrants to the Psychology course, discussing issues relating to this moment and covering academic and personal issues, through the mediation of Art. Throughout the work, a link is made between the internship experience and the work of School Psychology in Higher Education, based on Historical-Cultural Psychology. The aim of this CBT is to contribute to training and professional practice, highlighting the importance of developing an attentive, critical and sensitive eye, committed to ethics and social issues. The various challenges that make up the daily life of university students are perceptible, and EsperançArte reiterates the importance of investing in multi- and inter-professional projects, so that together, quality teaching and education can be offered to students, with support and support to prevent dropout and ensure permanence with a view to an emancipatory education. |
| Palavras-chave: | Psicologia Escolar Estágio Psicologia Histórico-Cultural Ensino Superior Ingressantes School Psychology Internship Cultural-Historical Psychology Higher Education Incoming students |
| Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Referência: | SANTOS, Iasmin Araújo Matias dos. EsperançArte: uma vivência de estágio em Psicologia Escolar. 2025. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46060 |
| Data de defesa: | 30-Mai-2025 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Psicologia |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| EsperançArteumavivência.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 434.07 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
