Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46060
ORCID:  http://orcid.org/0009-0006-0162-6808
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: EsperançArte: uma vivência de estágio em Psicologia Escolar
Autor(es): Santos, Iasmin Araújo Matias dos
Primeiro orientador: Silva, Silvia Maria Cintra da
Primeiro membro da banca: Cardoso, Mônica Rodrigues
Segundo membro da banca: Cunha, Marlon de Oliveira
Resumo: O presente trabalho aborda a vivência de uma estudante de Psicologia como estagiária no projeto EsperançArte, da área da Psicologia Escolar, em uma universidade pública de Minas Gerais. O projeto tem como intuito a recepção e o acolhimento de ingressantes no curso de Psicologia, com a discussão de temáticas relativas a esse momento e que abarcam questões acadêmicas e pessoais, por meio da mediação da Arte. Ao longo do trabalho é feita a articulação entre a vivência no estágio e a atuação da Psicologia Escolar no Ensino Superior, fundamentada na Psicologia Histórico-Cultural. O objetivo deste TCC é contribuir com a formação e a atuação profissional, destacando-se a importância de se desenvolver um olhar atento, crítico e sensível, comprometido com a ética e questões sociais. São perceptíveis os vários desafios que constituem o cotidiano do estudante universitário e o EsperançArte reitera a importância de se investir em projetos multi e interprofissional, para que em conjunto, seja oferecido um ensino e educação de qualidade para estudantes, com apoio e suporte para evitar a evasão, cuidar da permanência com vistas a uma educação emancipatória.
Abstract: This paper deals with the experience of a psychology student as an intern in the EsperançArte project, in the field of school psychology, at a public university in Minas Gerais. The aim of the project is to welcome new entrants to the Psychology course, discussing issues relating to this moment and covering academic and personal issues, through the mediation of Art. Throughout the work, a link is made between the internship experience and the work of School Psychology in Higher Education, based on Historical-Cultural Psychology. The aim of this CBT is to contribute to training and professional practice, highlighting the importance of developing an attentive, critical and sensitive eye, committed to ethics and social issues. The various challenges that make up the daily life of university students are perceptible, and EsperançArte reiterates the importance of investing in multi- and inter-professional projects, so that together, quality teaching and education can be offered to students, with support and support to prevent dropout and ensure permanence with a view to an emancipatory education.
Palavras-chave: Psicologia Escolar
Estágio
Psicologia Histórico-Cultural
Ensino Superior
Ingressantes
School Psychology
Internship
Cultural-Historical Psychology
Higher Education
Incoming students
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: SANTOS, Iasmin Araújo Matias dos. EsperançArte: uma vivência de estágio em Psicologia Escolar. 2025. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46060
Data de defesa: 30-Mai-2025
Aparece nas coleções:TCC - Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EsperançArteumavivência.pdfTrabalho de Conclusão de Curso434.07 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.