Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45993
ORCID:  http://orcid.org/0009-0003-3371-7892
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: ALT.ER: desenvolvimento de uma ID e de uma revista voltada à música
Título(s) alternativo(s): ALT.ER: development of a visual identity and a music-focused magazine
Autor(es): Freire, Tharles Mateus Freitas
Primeiro orientador: Alcântara, Cristiane Pereira de
Primeiro membro da banca: Pereira de Alcântara, Cristiane
Segundo membro da banca: de Laurentiz, Luiz Carlos
Terceiro membro da banca: Irigoyen, Gabriela
Resumo: A proposta consiste na criação de uma identidade visual e editorial para uma revista impressa voltada ao gênero musical indie pop. Partindo da análise do design editorial como campo que alia estética e funcionalidade na organização de conteúdo gráfico e textual, o projeto buscou não apenas explorar recursos como tipografia, composição, cor e imagem, mas também desenvolver um artefato que dialogue com os valores estéticos e culturais do movimento indie. A fundamentação teórica se baseou na história da cultura como mercadoria, no surgimento e consolidação do indie enquanto movimento contracultural e, posteriormente, em sua incorporação parcial pelo mainstream, culminando na emergência do indie pop como subgênero de sonoridade mais melódica e acessível.
Abstract: The proposal consists of creating a visual and editorial identity for a printed magazine focused on the indie pop music genre. Starting from an analysis of editorial design as a field that combines aesthetics and functionality in the organization of graphic and textual content, the project aimed not only to explore resources such as typography, composition, color, and imagery, but also to develop an artifact that resonates with the aesthetic and cultural values of the indie movement. The theoretical foundation was based on the history of culture as a commodity, the emergence and consolidation of indie as a countercultural movement, and its later partial assimilation by the mainstream, culminating in the rise of indie pop as a subgenre with more melodic and accessible sounds.
Palavras-chave: Design gráfico
Design editorial
Editorial
Revista
Editorial design
Graphic design
Magazine
Music magazine
Revista de música
Indie pop
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: FREIRE, Tharles Mateus Freitas. ALT.ER: desenvolvimento de uma identidade e de uma revista voltada à música. 2025. 62 f. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Design) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e Design, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45993
Data de defesa: 8-Mai-2025
Aparece nas coleções:TCC - Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALT.ER - desenvolvimento identidadeTrabalho de Conclusão de Curso24.2 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Revista ALT.ER.pdf59.65 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons