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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45990| ORCID: | http://orcid.org/0009-0003-0308-7615 |
| Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| Título: | O tempo musical no Prelúdio opus 32 n° 10, “O retorno”, de Sergei Rachmaninoff: análise de duas interpretações da obra com o apoio do software Sonic Visualiser |
| Autor(es): | Santos, Victor Hugo Rodrigues dos |
| Primeiro orientador: | Barreiro, Daniel Luís |
| Primeiro membro da banca: | Cintra, Celso Luiz de Araújo |
| Segundo membro da banca: | Traldi, Cesar Adriano |
| Resumo: | O trabalho apresenta uma análise do tempo musical do Prelúdio opus 32 nº 10, “O retorno”, de Sergei Rachmaninoff, inspirado em pintura homônima de Arnold Böcklin, buscando responder a seguinte pergunta de pesquisa: “como o estudo do tempo musical, com o auxílio do software Sonic Visualiser, pode proporcionar um maior entendimento do Prelúdio opus 32 nº 10, de Sergei Rachmaninoff?”. Sendo assim, o trabalho tem como objetivo realizar um estudo analítico do tempo musical usando o software Sonic Visualiser, focando em duas interpretações diferentes, as de Benno Moiseiwitsch e Vladimir Horowitz. Ao tratarmos sobre o tempo de uma música, não estamos falando de um tempo cronológico e sim sobre a organização da sequência e duração dos eventos sonoros dentro de uma peça, como referência aos aspectos métricos, rítmicos e de agógica, além de outros aspectos musicais que contribuem para moldar o tempo percebido pelo ouvinte. Uma característica significativa presente nessa obra é a constante ocorrência do ritmo “ranz des vaches”. Nessa peça, esse ritmo é anacrústico e se repousa em uma nota longa. A sensação temporal gerada por esse ritmo, seguida de um repouso em uma nota prolongada, cria a impressão de um tempo expandido, especialmente com a indicação de andamento Lento. Isso resulta em uma percepção de lentidão na progressão dos elementos. De forma geral, nota-se que Horowitz teve uma maior liberdade do que Moiseiwitsch no tratamento da agógica, ora antecipando as figuras rítmicas ou atrasando-as. |
| Palavras-chave: | Analise de agógica Tempo Musical Prelúdio opus 32 n° 10 Sergei Rachmaninoff Sonic Visualiser |
| Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA::INSTRUMENTACAO MUSICAL |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Referência: | SANTOS, Victor Hugo Rodrigues dos. O tempo musical no Prelúdio opus 32 n° 10, “O retorno”, de Sergei Rachmaninoff: Análise de duas interpretações da obra com o apoio do software Sonic Visualiser. 2024, 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45990 |
| Data de defesa: | 18-Dez-2024 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Música |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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| TempoMusicalPrelúdio.pdf | 3.4 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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