Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45990Registro completo de metadatos
| Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Santos, Victor Hugo Rodrigues dos | - |
| dc.date.accessioned | 2025-05-30T13:59:16Z | - |
| dc.date.available | 2025-05-30T13:59:16Z | - |
| dc.date.issued | 2024-12-18 | - |
| dc.identifier.citation | SANTOS, Victor Hugo Rodrigues dos. O tempo musical no Prelúdio opus 32 n° 10, “O retorno”, de Sergei Rachmaninoff: Análise de duas interpretações da obra com o apoio do software Sonic Visualiser. 2024, 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45990 | - |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Analise de agógica | pt_BR |
| dc.subject | Tempo Musical | pt_BR |
| dc.subject | Prelúdio opus 32 n° 10 | pt_BR |
| dc.subject | Sergei Rachmaninoff | pt_BR |
| dc.subject | Sonic Visualiser | pt_BR |
| dc.title | O tempo musical no Prelúdio opus 32 n° 10, “O retorno”, de Sergei Rachmaninoff: análise de duas interpretações da obra com o apoio do software Sonic Visualiser | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Barreiro, Daniel Luís | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9231522389312679 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Cintra, Celso Luiz de Araújo | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3788782913732002 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Traldi, Cesar Adriano | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6022645968535320 | pt_BR |
| dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
| dc.description.resumo | O trabalho apresenta uma análise do tempo musical do Prelúdio opus 32 nº 10, “O retorno”, de Sergei Rachmaninoff, inspirado em pintura homônima de Arnold Böcklin, buscando responder a seguinte pergunta de pesquisa: “como o estudo do tempo musical, com o auxílio do software Sonic Visualiser, pode proporcionar um maior entendimento do Prelúdio opus 32 nº 10, de Sergei Rachmaninoff?”. Sendo assim, o trabalho tem como objetivo realizar um estudo analítico do tempo musical usando o software Sonic Visualiser, focando em duas interpretações diferentes, as de Benno Moiseiwitsch e Vladimir Horowitz. Ao tratarmos sobre o tempo de uma música, não estamos falando de um tempo cronológico e sim sobre a organização da sequência e duração dos eventos sonoros dentro de uma peça, como referência aos aspectos métricos, rítmicos e de agógica, além de outros aspectos musicais que contribuem para moldar o tempo percebido pelo ouvinte. Uma característica significativa presente nessa obra é a constante ocorrência do ritmo “ranz des vaches”. Nessa peça, esse ritmo é anacrústico e se repousa em uma nota longa. A sensação temporal gerada por esse ritmo, seguida de um repouso em uma nota prolongada, cria a impressão de um tempo expandido, especialmente com a indicação de andamento Lento. Isso resulta em uma percepção de lentidão na progressão dos elementos. De forma geral, nota-se que Horowitz teve uma maior liberdade do que Moiseiwitsch no tratamento da agógica, ora antecipando as figuras rítmicas ou atrasando-as. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.course | Música | pt_BR |
| dc.sizeorduration | 49 | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA::INSTRUMENTACAO MUSICAL | pt_BR |
| dc.orcid.putcode | 185104103 | - |
| Aparece en las colecciones: | TCC - Música | |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| TempoMusicalPrelúdio.pdf | 3.4 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.
