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Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorSantos, Victor Hugo Rodrigues dos-
dc.date.accessioned2025-05-30T13:59:16Z-
dc.date.available2025-05-30T13:59:16Z-
dc.date.issued2024-12-18-
dc.identifier.citationSANTOS, Victor Hugo Rodrigues dos. O tempo musical no Prelúdio opus 32 n° 10, “O retorno”, de Sergei Rachmaninoff: Análise de duas interpretações da obra com o apoio do software Sonic Visualiser. 2024, 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45990-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAnalise de agógicapt_BR
dc.subjectTempo Musicalpt_BR
dc.subjectPrelúdio opus 32 n° 10pt_BR
dc.subjectSergei Rachmaninoffpt_BR
dc.subjectSonic Visualiserpt_BR
dc.titleO tempo musical no Prelúdio opus 32 n° 10, “O retorno”, de Sergei Rachmaninoff: análise de duas interpretações da obra com o apoio do software Sonic Visualiserpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Barreiro, Daniel Luís-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9231522389312679pt_BR
dc.contributor.referee1Cintra, Celso Luiz de Araújo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3788782913732002pt_BR
dc.contributor.referee2Traldi, Cesar Adriano-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6022645968535320pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO trabalho apresenta uma análise do tempo musical do Prelúdio opus 32 nº 10, “O retorno”, de Sergei Rachmaninoff, inspirado em pintura homônima de Arnold Böcklin, buscando responder a seguinte pergunta de pesquisa: “como o estudo do tempo musical, com o auxílio do software Sonic Visualiser, pode proporcionar um maior entendimento do Prelúdio opus 32 nº 10, de Sergei Rachmaninoff?”. Sendo assim, o trabalho tem como objetivo realizar um estudo analítico do tempo musical usando o software Sonic Visualiser, focando em duas interpretações diferentes, as de Benno Moiseiwitsch e Vladimir Horowitz. Ao tratarmos sobre o tempo de uma música, não estamos falando de um tempo cronológico e sim sobre a organização da sequência e duração dos eventos sonoros dentro de uma peça, como referência aos aspectos métricos, rítmicos e de agógica, além de outros aspectos musicais que contribuem para moldar o tempo percebido pelo ouvinte. Uma característica significativa presente nessa obra é a constante ocorrência do ritmo “ranz des vaches”. Nessa peça, esse ritmo é anacrústico e se repousa em uma nota longa. A sensação temporal gerada por esse ritmo, seguida de um repouso em uma nota prolongada, cria a impressão de um tempo expandido, especialmente com a indicação de andamento Lento. Isso resulta em uma percepção de lentidão na progressão dos elementos. De forma geral, nota-se que Horowitz teve uma maior liberdade do que Moiseiwitsch no tratamento da agógica, ora antecipando as figuras rítmicas ou atrasando-as.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseMúsicapt_BR
dc.sizeorduration49pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA::INSTRUMENTACAO MUSICALpt_BR
dc.orcid.putcode185104103-
Aparece en las colecciones:TCC - Música

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