Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45990
ORCID: | ![]() |
Document type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | O tempo musical no Prelúdio opus 32 n° 10, “O retorno”, de Sergei Rachmaninoff: análise de duas interpretações da obra com o apoio do software Sonic Visualiser |
Author: | Santos, Victor Hugo Rodrigues dos |
First Advisor: | Barreiro, Daniel Luís |
First member of the Committee: | Cintra, Celso Luiz de Araújo |
Second member of the Committee: | Traldi, Cesar Adriano |
Summary: | O trabalho apresenta uma análise do tempo musical do Prelúdio opus 32 nº 10, “O retorno”, de Sergei Rachmaninoff, inspirado em pintura homônima de Arnold Böcklin, buscando responder a seguinte pergunta de pesquisa: “como o estudo do tempo musical, com o auxílio do software Sonic Visualiser, pode proporcionar um maior entendimento do Prelúdio opus 32 nº 10, de Sergei Rachmaninoff?”. Sendo assim, o trabalho tem como objetivo realizar um estudo analítico do tempo musical usando o software Sonic Visualiser, focando em duas interpretações diferentes, as de Benno Moiseiwitsch e Vladimir Horowitz. Ao tratarmos sobre o tempo de uma música, não estamos falando de um tempo cronológico e sim sobre a organização da sequência e duração dos eventos sonoros dentro de uma peça, como referência aos aspectos métricos, rítmicos e de agógica, além de outros aspectos musicais que contribuem para moldar o tempo percebido pelo ouvinte. Uma característica significativa presente nessa obra é a constante ocorrência do ritmo “ranz des vaches”. Nessa peça, esse ritmo é anacrústico e se repousa em uma nota longa. A sensação temporal gerada por esse ritmo, seguida de um repouso em uma nota prolongada, cria a impressão de um tempo expandido, especialmente com a indicação de andamento Lento. Isso resulta em uma percepção de lentidão na progressão dos elementos. De forma geral, nota-se que Horowitz teve uma maior liberdade do que Moiseiwitsch no tratamento da agógica, ora antecipando as figuras rítmicas ou atrasando-as. |
Keywords: | Analise de agógica Tempo Musical Prelúdio opus 32 n° 10 Sergei Rachmaninoff Sonic Visualiser |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA::INSTRUMENTACAO MUSICAL |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Quote: | SANTOS, Victor Hugo Rodrigues dos. O tempo musical no Prelúdio opus 32 n° 10, “O retorno”, de Sergei Rachmaninoff: Análise de duas interpretações da obra com o apoio do software Sonic Visualiser. 2024, 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45990 |
Date of defense: | 18-Dec-2024 |
Appears in Collections: | TCC - Música |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TempoMusicalPrelúdio.pdf | 3.4 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.