Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45990
ORCID:  http://orcid.org/0009-0003-0308-7615
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: O tempo musical no Prelúdio opus 32 n° 10, “O retorno”, de Sergei Rachmaninoff: análise de duas interpretações da obra com o apoio do software Sonic Visualiser
Author: Santos, Victor Hugo Rodrigues dos
First Advisor: Barreiro, Daniel Luís
First member of the Committee: Cintra, Celso Luiz de Araújo
Second member of the Committee: Traldi, Cesar Adriano
Summary: O trabalho apresenta uma análise do tempo musical do Prelúdio opus 32 nº 10, “O retorno”, de Sergei Rachmaninoff, inspirado em pintura homônima de Arnold Böcklin, buscando responder a seguinte pergunta de pesquisa: “como o estudo do tempo musical, com o auxílio do software Sonic Visualiser, pode proporcionar um maior entendimento do Prelúdio opus 32 nº 10, de Sergei Rachmaninoff?”. Sendo assim, o trabalho tem como objetivo realizar um estudo analítico do tempo musical usando o software Sonic Visualiser, focando em duas interpretações diferentes, as de Benno Moiseiwitsch e Vladimir Horowitz. Ao tratarmos sobre o tempo de uma música, não estamos falando de um tempo cronológico e sim sobre a organização da sequência e duração dos eventos sonoros dentro de uma peça, como referência aos aspectos métricos, rítmicos e de agógica, além de outros aspectos musicais que contribuem para moldar o tempo percebido pelo ouvinte. Uma característica significativa presente nessa obra é a constante ocorrência do ritmo “ranz des vaches”. Nessa peça, esse ritmo é anacrústico e se repousa em uma nota longa. A sensação temporal gerada por esse ritmo, seguida de um repouso em uma nota prolongada, cria a impressão de um tempo expandido, especialmente com a indicação de andamento Lento. Isso resulta em uma percepção de lentidão na progressão dos elementos. De forma geral, nota-se que Horowitz teve uma maior liberdade do que Moiseiwitsch no tratamento da agógica, ora antecipando as figuras rítmicas ou atrasando-as.
Keywords: Analise de agógica
Tempo Musical
Prelúdio opus 32 n° 10
Sergei Rachmaninoff
Sonic Visualiser
Area (s) of CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA::INSTRUMENTACAO MUSICAL
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: SANTOS, Victor Hugo Rodrigues dos. O tempo musical no Prelúdio opus 32 n° 10, “O retorno”, de Sergei Rachmaninoff: Análise de duas interpretações da obra com o apoio do software Sonic Visualiser. 2024, 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45990
Date of defense: 18-Dec-2024
Appears in Collections:TCC - Música

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TempoMusicalPrelúdio.pdf3.4 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.