Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45949| ORCID: | http://orcid.org/0009-0008-1736-531X |
| Document type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Access type: | Acesso Aberto |
| Title: | Aplicação das metodologias IRAP e inspeção de segurança viária no entorno das escolas Segismundo Pereira e EMEI Zacarias Pereira da Silva em Uberlândia - MG |
| Author: | Silva, Giselle Pereira da |
| First Advisor: | Ribeiro, Rogério Lemos |
| First member of the Committee: | Silva, Raquel Naiara Fernandes |
| Second member of the Committee: | Nardez, Nassau de Nogueira |
| Summary: | O Star Rating for Schools é um programa que se baseia nas estatísticas de acidentes que ocorrem nas imediações das escolas, estes acidentes estão entre as principais causas de morte de crianças e jovens de 5 a 29 anos. O programa defende que intervenções eficazes são capazes de salvar vidas e prevenir lesões graves, minimizando sequelas e traumas psicológicos. Sendo assim, este trabalho visou aplicar a metodologia de classificação por estrelas para avaliar a segurança viária no entorno escolar da Escola Estadual Segismundo Pereira e a Escola Emei Zacarias Pereira da Silva, da cidade de Uberlândia-MG. A classificação por estrelas considera fatores como geometria da via, sinalização, infraestrutura de travessia e comportamento do tráfego, com o objetivo de medir o nível de segurança em uma escala de 1 a 5 estrelas, onde 1 estrela indica alto risco e 5 estrelas indica condições seguras. A inspeção de segurança viária (ISV) é uma medida preventiva para a promoção da segurança nas rodovias e vias urbanas, pois consiste na avaliação técnica e sistemática das condições da infraestrutura viária com o objetivo de identificar, antecipadamente, possíveis riscos que possam comprometer a segurança dos usuários vulneráveis da via. O estudo visou incluir a coleta de dados sobre sinistros, a análise de infraestrutura existente e a proposição de melhorias baseadas em normas técnicas e critérios de engenharia de tráfego, visando aumentar a segurança dos usuários vulneráveis, como crianças e pedestres. Com a quantidade de estrelas calculadas e a inspeção de segurança viária, teremos o nível de risco do local, sendo ele, alto, médio ou baixo. Assim, foram recomendadas intervenções com o intuito de proporcionar soluções práticas para mitigação de riscos viários no entorno escolar. |
| Abstract: | Star Rating for Schools is a program based on statistics of accidents occurring near schools, which are among the leading causes of death for children and young people aged 5 to 29 years. The program advocates that effective interventions can save lives and prevent serious injuries, minimizing potential sequelae and psychological trauma. Thus, this study aims to apply the star rating methodology to evaluate road safety in school surroundings in the city of Uberlândia, MG.The star rating considers factors such as road geometry, signage, crossing infrastructure, and traffic behavior to measure the safety level on a scale from 1 to 5 stars, where 1 star indicates high risk, and 5 stars indicate safe conditions. Road safety inspection (RSI) is a preventive measure to promote safety on highways and urban roads, as it consists of a technical and systematic assessment of the conditions of the road infrastructure with the aim of identifying, in advance, possible risks that may compromise the safety of vulnerable road users.The study will include data collection on traffic incidents, analysis of existing infrastructure, and the proposal of improvements based on technical standards and traffic engineering criteria, aiming to enhance the safety of vulnerable users, such as children and pedestrians. With the number of stars calculated and road safety inspection, we had the risk level of the location, whether high, medium or low. Thus, interventions were recommended with the aim of providing practical solutions to mitigate road risks in the school environment. |
| Keywords: | iRap Segurança viária Road safety Escolas Schools Intervenções Interventions |
| Area (s) of CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL |
| Language: | por |
| Country: | Brasil |
| Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Quote: | SILVA, Giselle Pereira da. Aplicação das metodologias IRAP e inspeção de segurança viária no entorno das escolas Segismundo Pereira e EMEI Zacarias Pereira da Silva em Uberlândia - MG. 2025. 144 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45949 |
| Date of defense: | 8-May-2025 |
| Appears in Collections: | TCC - Engenharia Civil |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| AplicaçãoMetodologiasIrap.pdf | TCC | 5.17 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License
