Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45945
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-0057-195X
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States
Título: Encontros às sextas-feiras: espaço de relações de escutas musicais na família
Título(s) alternativo(s): Meetings on Fridays: a space for family listening to music
Autor(es): Silva, Carolina Cason da
Primeiro orientador: Gonçalves, Lilia Neves
Primeiro membro da banca: Bozzetto, Adriana
Segundo membro da banca: Morato, Cintia Thais
Terceiro membro da banca: Orosco, Maurício Tadeu dos Santos
Resumo: Este trabalho tem como objetivo geral compreender as dinâmicas de escutas musicais imersas nas relações de uma família. Para tanto, os objetivos específicos são: entender a construção social dos espaços de escutas musicais em uma família; identificar e discutir os modos e estratégias dessas escutas - individuais e/ou compartilhadas dessa família; investigar como se dão as relações dessas escutas entre os integrantes (repertório, hierarquias, conflitos etc.); refletir sobre processos coeducativos experienciados por eles. Esta pesquisa adota como método o estudo de caso e a observação como procedimento de levantamento de dados. Teoricamente parte do princípio da música como prática social (Souza, 2004) e da família (Costa, 2009; Fonseca, 2005; Bruschini, 1989) como grupo social imerso em relações sociais de gênero (Norvaz; Koller, 2006; Bourdieu, 2012) e de geração (Mannheim, s/d; Lloret, 1998; Forquin, 2003; Ferrigno, 2010). Alguns resultados desta pesquisa indicam a escuta como uma prática musical, que acontece em um espaço físico e social de encontros realizados por uma família às sextas-feiras à noite. A prática da escuta imersa nas relações cotidianas diárias da família passa pela construção social do espaço da escuta, que, por sua vez, está envolvido nas relações de geração e de gênero estabelecidas nessa família, na forma como seus membros organizam suas estratégias e modos de escuta, além daquilo que escutam, como e porque escutam música.
Abstract: This work has the general objective of the dynamics of musical listening immersed in family relationships. The specific objectives are: to understand the social construction of music listening spaces in a family; identify and discuss the ways and strategies of these listening - individual and/or shared within this family; investigate how listening relationships occur between members (repertoire, hierarchies, conflicts, etc.); reflect on co-educational processes experienced by them. This research adopts a case study method and observation as a data collection procedure. Theoretically, it starts from the principle of music as a social practice (Souza, 2004), of the family (Costa, 2009; Fonseca, 2005; Bruschini, 1989) as a social group immersed in gender social relations (Norvaz; Koller, 2006; Bourdieu, 2012) and generation (Mannheim, undated; Lloret, 1998; Forquin, 2003; Ferrigno, 2010). Some results of this research indicate listening as a musical and, therefore, social practice, which takes place in a physical and social space of meetings held by a family on Fridays. The practice of listening immersed in the family's everyday relationships goes through the social construction of the listening space which, in turn, is involved in the generational and gender relations established in this family, in the way its members organize their strategies and ways of listening, beyond what they listen to, how they listen to music
Palavras-chave: Educação musical
Escuta musical
Modos de escuta musical
Construção do espaço social da escuta
Sociologia da educação musical
Estratégias de escuta musical
Construção do espaço social da escuta
Music education
Music listening
Music listening modes
Music listening strategies
Construction of the social listening space
Sociology of music education
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Música
Referência: SILVA, Carolina Cason da. Encontros às sextas-feiras: espaço de relações de escutas musicais na família. 2023. 162 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI ttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.5091
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.5091
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45945
Data de defesa: 14-Jul-2023
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): ODS
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Música

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EncontrosSextasFeiras.pdfDissertação1.93 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons