Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45945
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorSilva, Carolina Cason da-
dc.date.accessioned2025-05-28T17:00:51Z-
dc.date.available2025-05-28T17:00:51Z-
dc.date.issued2023-07-14-
dc.identifier.citationSILVA, Carolina Cason da. Encontros às sextas-feiras: espaço de relações de escutas musicais na família. 2023. 162 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI ttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.5091pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45945-
dc.description.abstractThis work has the general objective of the dynamics of musical listening immersed in family relationships. The specific objectives are: to understand the social construction of music listening spaces in a family; identify and discuss the ways and strategies of these listening - individual and/or shared within this family; investigate how listening relationships occur between members (repertoire, hierarchies, conflicts, etc.); reflect on co-educational processes experienced by them. This research adopts a case study method and observation as a data collection procedure. Theoretically, it starts from the principle of music as a social practice (Souza, 2004), of the family (Costa, 2009; Fonseca, 2005; Bruschini, 1989) as a social group immersed in gender social relations (Norvaz; Koller, 2006; Bourdieu, 2012) and generation (Mannheim, undated; Lloret, 1998; Forquin, 2003; Ferrigno, 2010). Some results of this research indicate listening as a musical and, therefore, social practice, which takes place in a physical and social space of meetings held by a family on Fridays. The practice of listening immersed in the family's everyday relationships goes through the social construction of the listening space which, in turn, is involved in the generational and gender relations established in this family, in the way its members organize their strategies and ways of listening, beyond what they listen to, how they listen to musicpt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEMIG - Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Geraispt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectEducação musicalpt_BR
dc.subjectEscuta musicalpt_BR
dc.subjectModos de escuta musicalpt_BR
dc.subjectConstrução do espaço social da escutapt_BR
dc.subjectSociologia da educação musicalpt_BR
dc.subjectEstratégias de escuta musicalpt_BR
dc.subjectConstrução do espaço social da escutapt_BR
dc.subjectMusic educationpt_BR
dc.subjectMusic listeningpt_BR
dc.subjectMusic listening modespt_BR
dc.subjectMusic listening strategiespt_BR
dc.subjectConstruction of the social listening spacept_BR
dc.subjectSociology of music educationpt_BR
dc.titleEncontros às sextas-feiras: espaço de relações de escutas musicais na famíliapt_BR
dc.title.alternativeMeetings on Fridays: a space for family listening to musicpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Gonçalves, Lilia Neves-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2899680917014460pt_BR
dc.contributor.referee1Bozzetto, Adriana-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0932578937951219pt_BR
dc.contributor.referee2Morato, Cintia Thais-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1504915383320639pt_BR
dc.contributor.referee3Orosco, Maurício Tadeu dos Santos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6997141461351122pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo geral compreender as dinâmicas de escutas musicais imersas nas relações de uma família. Para tanto, os objetivos específicos são: entender a construção social dos espaços de escutas musicais em uma família; identificar e discutir os modos e estratégias dessas escutas - individuais e/ou compartilhadas dessa família; investigar como se dão as relações dessas escutas entre os integrantes (repertório, hierarquias, conflitos etc.); refletir sobre processos coeducativos experienciados por eles. Esta pesquisa adota como método o estudo de caso e a observação como procedimento de levantamento de dados. Teoricamente parte do princípio da música como prática social (Souza, 2004) e da família (Costa, 2009; Fonseca, 2005; Bruschini, 1989) como grupo social imerso em relações sociais de gênero (Norvaz; Koller, 2006; Bourdieu, 2012) e de geração (Mannheim, s/d; Lloret, 1998; Forquin, 2003; Ferrigno, 2010). Alguns resultados desta pesquisa indicam a escuta como uma prática musical, que acontece em um espaço físico e social de encontros realizados por uma família às sextas-feiras à noite. A prática da escuta imersa nas relações cotidianas diárias da família passa pela construção social do espaço da escuta, que, por sua vez, está envolvido nas relações de geração e de gênero estabelecidas nessa família, na forma como seus membros organizam suas estratégias e modos de escuta, além daquilo que escutam, como e porque escutam música.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Músicapt_BR
dc.sizeorduration162pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICApt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.5091pt_BR
dc.orcid.putcode184983010-
dc.crossref.doibatchide6064e57-e84c-4cfa-96c4-91a782661127-
dc.subject.odsODSpt_BR
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Música

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
EncontrosSextasFeiras.pdfDissertação1.93 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons