Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45944
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Aprendizagem motora em iniciantes da musculação: crucifixo máquina x crucifixo com halteres
Título(s) alternativo(s): Motor learning in bodybuilding beginners: machine crucifix vs. dumbbell crucifix
Autor(es): Silva, Emerson Batista
Primeiro orientador: Crozara, Luciano Fernandes
Primeiro membro da banca: Barros, Cristiano Lino Monteiro de
Segundo membro da banca: Paixão, Rodney Coelho da
Resumo: Introdução: O aprendizado motor é um processo fundamental na aquisição de habilidades e na execução eficiente de movimentos, sendo influenciado por fatores neuromusculares e cognitivos. Objetivo: Este estudo teve como objetivo comparar a aprendizagem motora do exercício crucifixo realizado com halteres e em máquina, entre praticantes iniciantes de musculação. Métodos: A amostra utilizada foi não probabilística, composta por 30 participantes de uma academia em Uberlândia-MG, a qual foi dividida em dois grupos (uso de halteres ou máquina) a partir de um checklist técnico, sendo analisados quanto ao desempenho motor. As classificações de sucesso (de 0 a 2) e critérios como postura, amplitude, controle, simetria e sobrecarga foram registradas. A força máxima (1RM) foi estimada por equações preditivas e a 10RM determinada por tentativas diretas. Para comparar os grupos e as sequências de avaliação do desempenho motor, bem como sua interação em cada item do checklist, foi realizada uma análise de variância mista (ANOVA) com medidas repetidas no fator de aprendizagem. A esfericidade e a homogeneidade entre os grupos foram confirmadas pelos testes de Mauchly e Levene, respectivamente. Adotou-se um nível de significância de p < 0,05 em todas as análises, realizadas no software JASP 0.18.3 (University of Amsterdam). Resultados: Os resultados deste estudo indicam que o exercício realizado na Máquina apresentou desempenho superior ao Crucifixo em todos os critérios biomecânicos avaliados, com a maior diferença observada na flexão dos cotovelos. O Crucifixo demonstrou maior variabilidade na execução dos movimentos, com desvios padrão mais elevados em quatro dos seis critérios. A fórmula de Brzycki foi utilizada para calcular a 1RM. Conclusão: Os resultados indicam que o exercício crucifixo realizado na máquina oferece melhor controle biomecânico, sendo mais eficiente e com menor variabilidade na execução do movimento, especialmente para iniciantes. Em contraste, o crucifixo com halteres apresenta maior variabilidade e risco de erros de execução, podendo comprometer a eficácia.
Palavras-chave: Musculação
Exercício físico
Desempenho físico
Biomecânica
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: SILVA, Emerson Batista. Aprendizagem motora em iniciantes da musculação: crucifixo máquina x crucifixo com halteres. 2025. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45944
Data de defesa: 7-Mai-2025
Aparece nas coleções:TCC - Educação Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AprendizagemMotoraIniciantes.pdfTCC1.33 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.