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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45939
ORCID: | ![]() |
Document type: | Dissertação |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | Percepção e produção das consoantes interdentais /θ/ e /ð/ do inglês (l2) por aprendizes uberlandenses |
Alternate title (s): | Perception and production of the consonants /θ/ and /ð/ by brazilian speakers from Uberlândia |
Author: | Germano, Iara Ferreira |
First Advisor: | Magalhães, José Sueli de |
First member of the Committee: | Assis, Alessandra Mara de |
Second member of the Committee: | Rezende, Fernanda Alvarenga |
Summary: | O objetivo dessa pesquisa foi investigar os contextos linguísticos que influenciam na percepção e produção das consoantes fricativas interdentais [-sonora] e [+sonora], respectivamente, /θ/ e /ð/, presentes no arcabouço fonológico do inglês. A percepção e a produção dessas consoantes foram observadas a partir de dados de seis falantes de português brasileiro (L1), nascidos e residentes em Uberlândia (MG), aprendizes iniciantes (A1, A2, conforme o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas - QECR) de inglês como segunda língua. A obtenção de dados foi realizada a partir de dois testes de percepção, administrados no software TP (versão 3.1), e um teste de produção, em que cada participante gravou a leitura de 20 frases-veículo contendo as consoantes em questão. A partir dos resultados gerados pelo software TP e da análise acústica das frases no software PRAAT (versão 6.1.03), os resultados de percepção indicaram /f/ como principal substituto de /θ/ tanto em onset quanto em coda, e /d/ como substituto de /ð/ em onset e /z/ em coda. Já os resultados de produção indicaram que o segmento /θ/ é frequentemente substituído por [f], 53,3% das ocorrências, e por [t], 30% das ocorrências. Quanto ao segmento /ð/, a frequência maior de produção ocorre pela coronal sonora [d], 65% de ocorrência pelo segmento fricativo desvozeado [f], com 20% de ocorrência. Os dados também demonstram que a produção de /θ/ é mais fácil de ser realizada do que de /ð/, devido ao traço [-sonoro], uma vez que consoantes [-sonoras] são menos marcadas que consoantes [+sonoras]. |
Abstract: | The aim of this research was to investigate linguistic contexts that influence the perception and production of the interdental fricative consonants [-voice] and [+voice], respectively, /θ/ and /ð/, present in the English phonological framework. The perception and production of these consonants were observed from data from six Brazilian Portuguese speakers (L1), born and raised in Uberlândia (MG), elementary learners (A1, A2, according to the CEFR) of English as a second language. Data were obtained from two perception tests, conducted through the software TP (version 3.1), and one production test, in which each participant recorded the reading of 20 sentences containing /θ/ and /ð/. From the results obtained by the TP software and the acoustic sentence analysis in the software PRAAT (version 6.1.03), the perception results indicated /f/ as the main substitute for /θ/ in both onset and coda, and /d/ as a replacement for /ð/ in onset and /z/ in coda. The production results indicated that the segment /θ/ is often replaced by [f], 53.3% of occurrences, and by [t], 30% of occurrences. As for /ð/, it is mainly replaced by voiced coronal plosive [d], 65% of occurrence, and by the voiceless fricative [f], with 20% of occurrence. Data also prove that it is easier to produce /θ/ than it is to produce /ð/, due to the feature [-voice] since consonants [-voice] are less marked than consonants [+voice]. |
Keywords: | Fricativas interdentais Percepção Produção Aquisição de segunda língua Interdental fricatives Perception of speech Production of speech Second language acquisition |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICA |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Program: | Programa de Pós-graduação em Letras |
Quote: | GERMANO, Iara Ferreira. Percepção e produção das consoantes interdentais /θ/ e /ð/ do inglês (L2) por aprendizes uberlandenses. 2019. 112 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. Disponível em: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.344 |
Document identifier: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.344 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45939 |
Date of defense: | 29-Oct-2019 |
Sustainable Development Goals SDGs: | ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Estudos Linguísticos |
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