Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45902
ORCID:  http://orcid.org/0009-0009-0662-2234
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Estratégia de marca própria em uma distribuidora de autopeças: um estudo de caso
Autor(es): Ferreira, Ana Luísa de Souza
Primeiro orientador: Paula, Verônica Angélica Freitas de
Primeiro membro da banca: Paula, Vérica Marconi Freitas de
Segundo membro da banca: Ruy, Marcelo
Resumo: Este artigo tem como objetivo analisar o impacto da criação de uma marca própria em uma distribuidora de autopeças. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa e descritiva, com base em um estudo de caso único. Os dados foram obtidos por meio de entrevista semiestruturada, observação não participante e análise de documentos internos da organização estudada. Os resultados mostram que a criação da marca própria possibilitou uma maior autonomia nas decisões comerciais, agilidade para atender demandas regionais e reflexos positivos na rentabilidade. Ainda assim, surgem desafios importantes, como a necessidade de estrutura própria, o investimento contínuo em controle de qualidade e a construção gradual de confiança junto aos clientes, especialmente em um setor técnico como o de autopeças. Como há poucos estudos sobre marcas próprias nesse setor, este trabalho contribui com a discussão sobre estratégias de diferenciação no mercado de reposição automotiva, e abre espaço para futuras pesquisas em um tema ainda pouco explorado na literatura nacional.
Palavras-chave: Gestão de Marcas
Marcas Próprias
Distribuidor
Reposição automotiva
Autopeças
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: FERREIRA, Ana Luísa de Souza. Estratégia de marca própria em uma distribuidora de autopeças: um estudo de caso. 2025. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45902
Data de defesa: 12-Mai-2025
Aparece nas coleções:TCC - Administração (Uberlândia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EstratégiaMarcaPrópria.pdf461.82 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.