Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45902
ORCID:  http://orcid.org/0009-0009-0662-2234
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Estratégia de marca própria em uma distribuidora de autopeças: um estudo de caso
Author: Ferreira, Ana Luísa de Souza
First Advisor: Paula, Verônica Angélica Freitas de
First member of the Committee: Paula, Vérica Marconi Freitas de
Second member of the Committee: Ruy, Marcelo
Summary: Este artigo tem como objetivo analisar o impacto da criação de uma marca própria em uma distribuidora de autopeças. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa e descritiva, com base em um estudo de caso único. Os dados foram obtidos por meio de entrevista semiestruturada, observação não participante e análise de documentos internos da organização estudada. Os resultados mostram que a criação da marca própria possibilitou uma maior autonomia nas decisões comerciais, agilidade para atender demandas regionais e reflexos positivos na rentabilidade. Ainda assim, surgem desafios importantes, como a necessidade de estrutura própria, o investimento contínuo em controle de qualidade e a construção gradual de confiança junto aos clientes, especialmente em um setor técnico como o de autopeças. Como há poucos estudos sobre marcas próprias nesse setor, este trabalho contribui com a discussão sobre estratégias de diferenciação no mercado de reposição automotiva, e abre espaço para futuras pesquisas em um tema ainda pouco explorado na literatura nacional.
Keywords: Gestão de Marcas
Marcas Próprias
Distribuidor
Reposição automotiva
Autopeças
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: FERREIRA, Ana Luísa de Souza. Estratégia de marca própria em uma distribuidora de autopeças: um estudo de caso. 2025. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45902
Date of defense: 12-May-2025
Appears in Collections:TCC - Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EstratégiaMarcaPrópria.pdf461.82 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.