Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45845
ORCID:  http://orcid.org/0009-0003-1237-8326
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Correntes da libertação e geografia: uma proposta anarquista para estudo de microbacia hidrográfica na educação básica
Título (s) alternativo (s): Streams of liberation and geography: an anarchist proposal for the study of a hydrographic microbasin in basic education
Autor: Matos, Lucas Eduardo Rodrigues
Primer orientador: Miranda, Sérgio Luiz
Primer miembro de la banca: Souza, Alex Cristiano de
Segundo miembro de la banca: Mendonça, Rodrigo Alves de
Resumen: O presente trabalho é fruto de uma reflexão sobre como poderia se dar o estudo de uma bacia hidrográfica com abordagem anarquista no ensino de geografia na educação básica. Surge da necessidade de pensar outras formas de ensino que não sejam o ensino tradicional e que construa no estudante a capacidade de pensar criticamente o mundo ao seu redor. Nesse contexto, a pedagogia libertária surge como uma possibilidade importante, já que desde o século XIX os anarquistas têm refletido sobre a educação com diversas contribuições a um ensino que caminhe nesse sentido. Além disso, há uma importância de pensar a formação de um estudante crítico e ativo em um mundo em que cada vez mais a natureza é devastada. Trata-se, portanto, de uma proposta de estudo de uma microbacia hidrográfica urbana específica da cidade de Uberlândia, o Córrego do Óleo, partindo das colocações feitas, sobretudo, pelos geógrafos anarquistas. Os dois autores principais tomados para embasamento da proposta foram Élisée Reclus e Piotr Kropotkin, considerando principalmente a visão de natureza e as reflexões sobre a educação. Para a realização do trabalho, foi feita pesquisa bibliográfica e de campo na área da microbacia, assim como foram usados registros de observação direta, fotografias e mapas produzidos em outros trabalhos para componentes curriculares do curso de graduação em Geografia. Foi feita uma breve apresentação do anarquismo, da forma como os principais anarquistas pensavam a educação, da visão de natureza dos geógrafos anarquistas e seu ensino, para então caracterizar a bacia hidrográfica em estudo e apresentar a proposta para o ensino. Como resultado principal do trabalho, a proposta elaborada demonstra que é possível pensar o estudo de uma bacia hidrográfica na perspectiva anarquista de forma coerente, articulando o estudo por meio de problemas, cooperação, independência no processo de aprendizado, reflexão acerca da realidade, autonomia e autogestão. Pensar o ensino nessa abordagem pode contribuir para a formação de um estudante ativo, crítico, autônomo e solidário, bem como para intervir na realidade social mais ampla visando a participação popular direta e autogestionária.
Abstract: The present work is the result of a reflection on how a study of a hydrographic basin could occur in an anarchist approach in the teaching of geography in basic education. It arises out of a necessity to think of other ways of teaching that are not traditional teaching and that build in the student the capacity to critically think about the world around them. In this context, libertarian pedagogy emerges as an important possibility, given that, since the XIX century, anarchists have reflected on education with several contributions to teaching that point in this direction. Furthermore, there is an importance of thinking about the formation of a critical and active student in a world in which more and more nature is devastated. It deals, therefore, with a proposal for a study of a specific urban hydrographic microbasin in the city of Uberlândia, the Córrego do Óleo, based on statements made, above all, by anarchist geographers. The two main authors who were taken as the foundation of the proposal were Élisée Reclus and Piotr Kropotkin, considering mainly their view of nature and their reflections on education. For the realization of the work, bibliographical and field research were done, as were utilized direct observation registers, photographs, and maps that were produced in other works for curricular components of the undergraduate course in geography. A brief presentation on anarchism was realized, the way in which the main anarchist authors thought about education, the view of nature of anarchist geographers and their teaching, and then characterizing the hydrographic basin in study and presenting the proposal for teaching. As the central result of the work, the elaborated proposal shows that it is possible to coherently consider the study of a hydrographic basin from an anarchist perspective, articulating its study through problems, cooperation, independence in the process of learning, reflection on reality, autonomy, and self-management. Thinking teaching in this approach may contribute to the formation of active, critical, autonomous, and solidarious students, as well as the capacity to intervene in the wider social reality aiming for self-managed popular direct participation.
Palabras clave: metodologia de ensino
methodology of teaching
ensino de geografia
teaching of geography
geografia libertária
libertarian geography
anarquismo
anarchism
córrego do Óleo
córrego do Óleo
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: MATOS, Lucas Eduardo Rodrigues. Correntes da Libertação e Geografia: uma proposta anarquista para estudo de microbacia hidrográfica na educação básica. 2025. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45845
Fecha de defensa: 12-may-2025
Aparece en las colecciones:TCC - Geografia (Uberlândia)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
CorrentesLibertacaoGeografia.pdfTCC = Trabalho de Conclusão de Curso3.35 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons