Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45825
ORCID:  http://orcid.org/0000-0001-6892-0258
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Inteligência, Intuição e Bom Senso: Considerações sobre a Educação na Filosofia de Henri Bergson
Título (s) alternativo (s): Intelligence, Intuition and Good Sense: Considerations on Education in Henri Bergson's Philosophy
Autor: Silva, Cecília Lemes
Primer orientador: Silva, Fábio Coelho da
Primer miembro de la banca: Alves, Igor Silva
Segundo miembro de la banca: Nascimento, Ciro Amaro Fernandes
Resumen: Este trabalho examina as contribuições do filósofo Henri Bergson para o campo educacional, enfatizando a importância de um ensino que integre inteligência, intuição e bom senso. A partir da análise das obras A evolução criadora, O pensamento e o movente e do discurso O bom senso e os estudos clássico, examina as limitações da inteligência humana, associada a uma abordagem prática e analítica, e argumenta que a intuição, como uma compreensão imediata da realidade, é essencial para superar tais limitações. Na perspectiva bergsoniana, a inteligência é adequada para lidar com a matéria inerte, caracterizando-se pela manipulação e categorização do inorgânico. Contudo, ela falha em apreender a essência da vida, que se caracteriza como contínua transformação. Este trabalho discute ainda o papel do bom senso como mediador entre a inteligência e a intuição, destacando-o como uma forma prática de discernimento orientada para a vida cotidiana. No discurso de Bergson, o bom senso é descrito como uma atenção vital que permite aos indivíduos equilibrar suas ações de forma criativa e consciente, ajustando-se tanto às exigências práticas quanto aos valores morais, como o princípio da justiça. Em sua conclusão, é proposto que uma educação que pretende ser “coextensiva à vida” deve transcender a instrução técnica e científica, integrando métodos que cultivem a intuição e o bom senso, contribuindo, assim, para uma formação humana mais ampla e conectada à experiência vital.
Abstract: This paper examines the contributions of philosopher Henri Bergson to the education field, emphasizing the importance of teaching that integrates intelligence, intuition, and good sense. Based on the analysis of the works Creative Evolution, The Creative Mind, and the discourse Good sense and classical studies, it examines the limitations of human intelligence, associated with a practical and analytical approach, and argues that intuition, as an immediate understanding of reality, is essential to overcome such limitations. From the Bergsonian perspective, intelligence is suitable for dealing with inert matter, characterized by the manipulation and categorization of the inorganic. However, it fails to grasp the essence of life, which is characterized as continuous transformation. This paper also discusses the role of good sense as a mediator between intelligence and intuition, highlighting it as a practical form of discernment oriented towards everyday life. In Bergson's discourse, good sense is described as a vital attention that allows individuals to balance their actions in a creative and conscious way, adjusting to both practical demands and moral values, such as the principle of justice. In its conclusion, it is proposed that an education that aims to be “coextensive with life” must transcend technical and scientific instruction, integrating methods that cultivate intuition and good sense, thus contributing to a broader human education that is connected to life experience.
Palabras clave: Bergson
Educação
Education
Inteligência
Intelligence
Intuição
Intuition
Bom senso
Good sense
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::FILOSOFIA DA EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA::HISTORIA DA FILOSOFIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: LEMES, Cecília. Inteligência, Intuição e Bom Senso: Considerações sobre a Educação na Filosofia de Henri Bergson. 2024. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45825
Fecha de defensa: 18-nov-2024
Aparece en las colecciones:TCC - Filosofia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
InteligênciaIntuiçãoBomSenso.pdf728.36 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons