Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45825
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilva, Cecília Lemes-
dc.date.accessioned2025-05-26T14:55:35Z-
dc.date.available2025-05-26T14:55:35Z-
dc.date.issued2024-11-18-
dc.identifier.citationLEMES, Cecília. Inteligência, Intuição e Bom Senso: Considerações sobre a Educação na Filosofia de Henri Bergson. 2024. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45825-
dc.description.abstractThis paper examines the contributions of philosopher Henri Bergson to the education field, emphasizing the importance of teaching that integrates intelligence, intuition, and good sense. Based on the analysis of the works Creative Evolution, The Creative Mind, and the discourse Good sense and classical studies, it examines the limitations of human intelligence, associated with a practical and analytical approach, and argues that intuition, as an immediate understanding of reality, is essential to overcome such limitations. From the Bergsonian perspective, intelligence is suitable for dealing with inert matter, characterized by the manipulation and categorization of the inorganic. However, it fails to grasp the essence of life, which is characterized as continuous transformation. This paper also discusses the role of good sense as a mediator between intelligence and intuition, highlighting it as a practical form of discernment oriented towards everyday life. In Bergson's discourse, good sense is described as a vital attention that allows individuals to balance their actions in a creative and conscious way, adjusting to both practical demands and moral values, such as the principle of justice. In its conclusion, it is proposed that an education that aims to be “coextensive with life” must transcend technical and scientific instruction, integrating methods that cultivate intuition and good sense, thus contributing to a broader human education that is connected to life experience.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectBergsonpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectInteligênciapt_BR
dc.subjectIntelligencept_BR
dc.subjectIntuiçãopt_BR
dc.subjectIntuitionpt_BR
dc.subjectBom sensopt_BR
dc.subjectGood sensept_BR
dc.titleInteligência, Intuição e Bom Senso: Considerações sobre a Educação na Filosofia de Henri Bergsonpt_BR
dc.title.alternativeIntelligence, Intuition and Good Sense: Considerations on Education in Henri Bergson's Philosophypt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Fábio Coelho da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9515723516821425pt_BR
dc.contributor.referee1Alves, Igor Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3096934830974706pt_BR
dc.contributor.referee2Nascimento, Ciro Amaro Fernandes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4972915902708274pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4430154442407721pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho examina as contribuições do filósofo Henri Bergson para o campo educacional, enfatizando a importância de um ensino que integre inteligência, intuição e bom senso. A partir da análise das obras A evolução criadora, O pensamento e o movente e do discurso O bom senso e os estudos clássico, examina as limitações da inteligência humana, associada a uma abordagem prática e analítica, e argumenta que a intuição, como uma compreensão imediata da realidade, é essencial para superar tais limitações. Na perspectiva bergsoniana, a inteligência é adequada para lidar com a matéria inerte, caracterizando-se pela manipulação e categorização do inorgânico. Contudo, ela falha em apreender a essência da vida, que se caracteriza como contínua transformação. Este trabalho discute ainda o papel do bom senso como mediador entre a inteligência e a intuição, destacando-o como uma forma prática de discernimento orientada para a vida cotidiana. No discurso de Bergson, o bom senso é descrito como uma atenção vital que permite aos indivíduos equilibrar suas ações de forma criativa e consciente, ajustando-se tanto às exigências práticas quanto aos valores morais, como o princípio da justiça. Em sua conclusão, é proposto que uma educação que pretende ser “coextensiva à vida” deve transcender a instrução técnica e científica, integrando métodos que cultivem a intuição e o bom senso, contribuindo, assim, para uma formação humana mais ampla e conectada à experiência vital.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseFilosofiapt_BR
dc.sizeorduration44pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::FILOSOFIA DA EDUCACAOpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA::HISTORIA DA FILOSOFIApt_BR
dc.orcid.putcode184828104-
Appears in Collections:TCC - Filosofia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
InteligênciaIntuiçãoBomSenso.pdf728.36 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons