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ORCID:  http://orcid.org/0009-0003-2800-3078
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Revitalizando o cânone em sala de aula: A aproximação do estudante à obra de Machado de Assis
Título(s) alternativo(s): Revitalizing the canon in the classroom: The student's approach to the work of Machado de Assis
Autor(es): Azevedo, Marco Antônio Ribeiro
Primeiro orientador: Ferreira, Carolina Duarte Damasceno
Primeiro membro da banca: Valle Neto, Júlio de Souza
Segundo membro da banca: Barth, Pedro Afonso
Resumo: O trabalho do professor com a disciplina de Literatura pode, muitas vezes, ser árduo. Em partes isso vem do desinteresse de estudantes, em partes da falta de preparo do docente. Nesse sentido, a presente dissertação busca propor para o professor um olhar crítico e reflexivo acerca da forma como é trabalhada a literatura e em especial a canônica em sala de aula. Ela busca, também, resgatar o papel do estudante sujeito leitor durante seu processo de leitura, dando continuidade a seu letramento literário. Buscamos desenvolver uma proposta de intervenção pedagógica, que tem como foco a leitura, a interpretação e a reescrita criativa de contos do escritor Machado de Assis, com alunos de 9º ano do Ensino Fundamental, em uma escola pública. A dissertação se propõe, ainda, a buscar uma ressignificação de parte da obra do escritor para os dias atuais e a dessacralizar a obra canônica, buscando a aproximação do estudante à obra em questão. Utilizamos uma metodologia de natureza qualitativa, baseada na pesquisa-ação, proposta por Thiollent (1996). Para a coleta de dados, utilizamos os registros feitos pelos estudantes em seus diários de leitura, como proposto por Souza (2020). Para o restante de nosso embasamento teórico, buscamos, entre outros, aporte em Cosson (2006, 2020) para o estudo do letramento literário, em Houdart-Mérot (2013) para o estudo da reescrita criativa. Jouve (2013) e Langlade (2013) orientaram nossos estudos no campo da leitura subjetiva.
Abstract: A teacher’s work with the Literature subject can often be arduous. In part this comes from the lack of interest of students, in part from the lack of preparation of the teacher. In this context, this thesis seeks to propose to the teacher a critical and reflective look at the way literature and especially canonical literature is worked on in the classroom. The thesis also seeks to rethink the role of the student reader during their reading process, in order to continue their literary literacy. We intended to develop a pedagogical intervention proposal, which focused on the reading, interpretation and creative rewriting of short stories by the writer Machado de Assis, with 9th year elementary school students, in a public school. The thesis also proposes to seek a new meaning of part of the writer's work for the present day and to desacralize the canonical work, intending to bring the student closer to the work of Machado. We used a qualitative methodology, based on action research, proposed by Thiollent (1996). For data collection, we used the records made by students in their reading diaries, as proposed by Souza (2020). For the remainder of our theoretical basis, we sought, among others, a contribution from Cosson (2006, 2020) for the study of literary literacy, and from Houdart-Mérot (2013) for the study of creative rewriting. Jouve (2013) and Langlade (2013) guided our studies in the field of subjective reading.
Palavras-chave: Leitura subjetiva
Reescrita criativa
Letramento literário
Machado de Assis
Contos
Subjective reading
Creative rewriting
Literary literacy
Short stories
Linguística
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Assunto: Linguística
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Letras (Mestrado Profissional)
Referência: AZEVEDO, Marco Antônio Ribeiro. Revitalizando o cânone em sala de aula: A aproximação do estudante à obra de Machado de Assis. 2025. 106 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.276.
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.276
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45801
Data de defesa: 16-Abr-2025
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Letras (Mestrado Profissional)

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