Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45801
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorAzevedo, Marco Antônio Ribeiro-
dc.date.accessioned2025-05-21T15:05:05Z-
dc.date.available2025-05-21T15:05:05Z-
dc.date.issued2025-04-16-
dc.identifier.citationAZEVEDO, Marco Antônio Ribeiro. Revitalizando o cânone em sala de aula: A aproximação do estudante à obra de Machado de Assis. 2025. 106 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.276.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45801-
dc.description.abstractA teacher’s work with the Literature subject can often be arduous. In part this comes from the lack of interest of students, in part from the lack of preparation of the teacher. In this context, this thesis seeks to propose to the teacher a critical and reflective look at the way literature and especially canonical literature is worked on in the classroom. The thesis also seeks to rethink the role of the student reader during their reading process, in order to continue their literary literacy. We intended to develop a pedagogical intervention proposal, which focused on the reading, interpretation and creative rewriting of short stories by the writer Machado de Assis, with 9th year elementary school students, in a public school. The thesis also proposes to seek a new meaning of part of the writer's work for the present day and to desacralize the canonical work, intending to bring the student closer to the work of Machado. We used a qualitative methodology, based on action research, proposed by Thiollent (1996). For data collection, we used the records made by students in their reading diaries, as proposed by Souza (2020). For the remainder of our theoretical basis, we sought, among others, a contribution from Cosson (2006, 2020) for the study of literary literacy, and from Houdart-Mérot (2013) for the study of creative rewriting. Jouve (2013) and Langlade (2013) guided our studies in the field of subjective reading.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLeitura subjetivapt_BR
dc.subjectReescrita criativapt_BR
dc.subjectLetramento literáriopt_BR
dc.subjectMachado de Assispt_BR
dc.subjectContospt_BR
dc.subjectSubjective readingpt_BR
dc.subjectCreative rewritingpt_BR
dc.subjectLiterary literacypt_BR
dc.subjectShort storiespt_BR
dc.subjectLinguísticapt_BR
dc.titleRevitalizando o cânone em sala de aula: A aproximação do estudante à obra de Machado de Assispt_BR
dc.title.alternativeRevitalizing the canon in the classroom: The student's approach to the work of Machado de Assispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Ferreira, Carolina Duarte Damasceno-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8566237779883160pt_BR
dc.contributor.referee1Valle Neto, Júlio de Souza-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3410238721627945pt_BR
dc.contributor.referee2Barth, Pedro Afonso-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4280905518699574pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4474255967934380pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoO trabalho do professor com a disciplina de Literatura pode, muitas vezes, ser árduo. Em partes isso vem do desinteresse de estudantes, em partes da falta de preparo do docente. Nesse sentido, a presente dissertação busca propor para o professor um olhar crítico e reflexivo acerca da forma como é trabalhada a literatura e em especial a canônica em sala de aula. Ela busca, também, resgatar o papel do estudante sujeito leitor durante seu processo de leitura, dando continuidade a seu letramento literário. Buscamos desenvolver uma proposta de intervenção pedagógica, que tem como foco a leitura, a interpretação e a reescrita criativa de contos do escritor Machado de Assis, com alunos de 9º ano do Ensino Fundamental, em uma escola pública. A dissertação se propõe, ainda, a buscar uma ressignificação de parte da obra do escritor para os dias atuais e a dessacralizar a obra canônica, buscando a aproximação do estudante à obra em questão. Utilizamos uma metodologia de natureza qualitativa, baseada na pesquisa-ação, proposta por Thiollent (1996). Para a coleta de dados, utilizamos os registros feitos pelos estudantes em seus diários de leitura, como proposto por Souza (2020). Para o restante de nosso embasamento teórico, buscamos, entre outros, aporte em Cosson (2006, 2020) para o estudo do letramento literário, em Houdart-Mérot (2013) para o estudo da reescrita criativa. Jouve (2013) e Langlade (2013) orientaram nossos estudos no campo da leitura subjetiva.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Letras (Mestrado Profissional)pt_BR
dc.sizeorduration106pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.276pt_BR
dc.orcid.putcode184542922-
dc.crossref.doibatchid8a4a7a8f-a0ca-4904-a667-281fbaaab36e-
dc.subject.autorizadoLinguísticapt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.pt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Letras (Mestrado Profissional)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RevitalizandoCanoneSala.pdfDissertação6.2 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.