Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45800
ORCID:  http://orcid.org/0000-0003-3224-8249
Document type: Dissertação
Access type: Acesso Aberto
Title: Sequenciamento e recomendação de ações pedagógicas baseados na Taxonomia de Bloom Revisada e no RASI utilizando PSO multiobjetivo
Alternate title (s): Sequencing and Recommending Pedagogical Actions Based on Bloom’s Revised Taxonomy and RASI Using Multi-objective PSO
Author: Almeida, Denis José
First Advisor: Fernandes, Márcia Aparecida
First member of the Committee: Dorça, Fabiano Azevedo
Second member of the Committee: Souza, Jairo Francisco
Summary: De acordo com as necessidades do aluno, o aprendizado pode ser apoiado e aprimorado por meio de instrução estruturada e personalizada. Este trabalho apresenta uma abordagem de recomendações pedagógicas personalizadas com base no perfil cognitivo do aluno, fornecidas pelo Revised Approaches to Study Inventory (RASI). As ações pedagógicas recomendadas seguem a hierarquia da Taxonomia de Bloom Revisada (TBR). O sequenciamento de ações pedagógicas foi modelado como um problema de otimização multiobjetivo. A solução do problema foi implementada usando um algoritmo Particle Swarm Optimization (PSO). Os objetivos otimizados neste problema são a similaridade entre o perfil do aluno e a sequência de ações e o número de ações adequadas ao perfil do aluno. Experimentos realizados com alunos de instituições de ensino superior sugerem que a abordagem proposta com Particle Swarm Optimization (PSO) apresenta soluções mais bem aceitas pelos alunos do que a recomendação pedagógica aleatória.
Abstract: According to student needs, learning can be supported and enhanced through structured and personalized instruction. This work presents an approach to personalized pedagogical recommendations based on the student’s cognitive profile, given by the Revised Approaches to Studying Inventory (RASI). The recommended pedagogical actions follow the hierarchy of Revised Bloom’s Taxonomy. We model the sequencing of pedagogical actions as a multi-objective optimization problem. This problem solution was implemented using a Particle Swarm Optimization (PSO) algorithm. The optimized objectives in this problem are the similarity between the student’s profile and the sequence of actions, and the number of actions appropriate to the student’s profile. Experiments conducted with students in higher education institutions suggest that the proposed approach using PSO presents solutions that are better accepted by students than the randomized pedagogical recommendation.
Keywords: Sequenciamento de atividades pedagógicas
Sequencing of pedagogical activities
Recomendação Pedagógica
Pedagogical Recommendation
Taxonomia de Bloom
Bloom’s Taxonomy
otimização multiobjetivo
multi-objective optimization
RASI
PSO
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Subject: Computação
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação
Quote: ALMEIDA, Denis José. Sequenciamento e recomendação de ações pedagógicas baseados na Taxonomia de Bloom Revisada e no RASI utilizando PSO multiobjetivo. 2023. 100 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.5086.
Document identifier: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.5086
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45800
Date of defense: 20-Jun-2023
Sustainable Development Goals SDGs: ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
ODS::ODS 8. Trabalho decente e crescimento econômico - Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos.
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Ciência da Computação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SequenciamentoRecomendaçõesAções.pdfDissertação8.81 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons