Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45800
ORCID:  http://orcid.org/0000-0003-3224-8249
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Sequenciamento e recomendação de ações pedagógicas baseados na Taxonomia de Bloom Revisada e no RASI utilizando PSO multiobjetivo
Título (s) alternativo (s): Sequencing and Recommending Pedagogical Actions Based on Bloom’s Revised Taxonomy and RASI Using Multi-objective PSO
Autor: Almeida, Denis José
Primer orientador: Fernandes, Márcia Aparecida
Primer miembro de la banca: Dorça, Fabiano Azevedo
Segundo miembro de la banca: Souza, Jairo Francisco
Resumen: De acordo com as necessidades do aluno, o aprendizado pode ser apoiado e aprimorado por meio de instrução estruturada e personalizada. Este trabalho apresenta uma abordagem de recomendações pedagógicas personalizadas com base no perfil cognitivo do aluno, fornecidas pelo Revised Approaches to Study Inventory (RASI). As ações pedagógicas recomendadas seguem a hierarquia da Taxonomia de Bloom Revisada (TBR). O sequenciamento de ações pedagógicas foi modelado como um problema de otimização multiobjetivo. A solução do problema foi implementada usando um algoritmo Particle Swarm Optimization (PSO). Os objetivos otimizados neste problema são a similaridade entre o perfil do aluno e a sequência de ações e o número de ações adequadas ao perfil do aluno. Experimentos realizados com alunos de instituições de ensino superior sugerem que a abordagem proposta com Particle Swarm Optimization (PSO) apresenta soluções mais bem aceitas pelos alunos do que a recomendação pedagógica aleatória.
Abstract: According to student needs, learning can be supported and enhanced through structured and personalized instruction. This work presents an approach to personalized pedagogical recommendations based on the student’s cognitive profile, given by the Revised Approaches to Studying Inventory (RASI). The recommended pedagogical actions follow the hierarchy of Revised Bloom’s Taxonomy. We model the sequencing of pedagogical actions as a multi-objective optimization problem. This problem solution was implemented using a Particle Swarm Optimization (PSO) algorithm. The optimized objectives in this problem are the similarity between the student’s profile and the sequence of actions, and the number of actions appropriate to the student’s profile. Experiments conducted with students in higher education institutions suggest that the proposed approach using PSO presents solutions that are better accepted by students than the randomized pedagogical recommendation.
Palabras clave: Sequenciamento de atividades pedagógicas
Sequencing of pedagogical activities
Recomendação Pedagógica
Pedagogical Recommendation
Taxonomia de Bloom
Bloom’s Taxonomy
otimização multiobjetivo
multi-objective optimization
RASI
PSO
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Tema: Computação
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação
Cita: ALMEIDA, Denis José. Sequenciamento e recomendação de ações pedagógicas baseados na Taxonomia de Bloom Revisada e no RASI utilizando PSO multiobjetivo. 2023. 100 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.5086.
Identificador del documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.5086
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45800
Fecha de defensa: 20-jun-2023
Objetivos de Desarrollo Sostenible (ODS): ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
ODS::ODS 8. Trabalho decente e crescimento econômico - Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos.
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Ciência da Computação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
SequenciamentoRecomendaçõesAções.pdfDissertação8.81 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons