Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45800
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Almeida, Denis José | - |
dc.date.accessioned | 2025-05-21T14:58:54Z | - |
dc.date.available | 2025-05-21T14:58:54Z | - |
dc.date.issued | 2023-06-20 | - |
dc.identifier.citation | ALMEIDA, Denis José. Sequenciamento e recomendação de ações pedagógicas baseados na Taxonomia de Bloom Revisada e no RASI utilizando PSO multiobjetivo. 2023. 100 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.5086. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45800 | - |
dc.description.abstract | According to student needs, learning can be supported and enhanced through structured and personalized instruction. This work presents an approach to personalized pedagogical recommendations based on the student’s cognitive profile, given by the Revised Approaches to Studying Inventory (RASI). The recommended pedagogical actions follow the hierarchy of Revised Bloom’s Taxonomy. We model the sequencing of pedagogical actions as a multi-objective optimization problem. This problem solution was implemented using a Particle Swarm Optimization (PSO) algorithm. The optimized objectives in this problem are the similarity between the student’s profile and the sequence of actions, and the number of actions appropriate to the student’s profile. Experiments conducted with students in higher education institutions suggest that the proposed approach using PSO presents solutions that are better accepted by students than the randomized pedagogical recommendation. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/us/ | * |
dc.subject | Sequenciamento de atividades pedagógicas | pt_BR |
dc.subject | Sequencing of pedagogical activities | pt_BR |
dc.subject | Recomendação Pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Pedagogical Recommendation | pt_BR |
dc.subject | Taxonomia de Bloom | pt_BR |
dc.subject | Bloom’s Taxonomy | pt_BR |
dc.subject | otimização multiobjetivo | pt_BR |
dc.subject | multi-objective optimization | pt_BR |
dc.subject | RASI | pt_BR |
dc.subject | PSO | pt_BR |
dc.title | Sequenciamento e recomendação de ações pedagógicas baseados na Taxonomia de Bloom Revisada e no RASI utilizando PSO multiobjetivo | pt_BR |
dc.title.alternative | Sequencing and Recommending Pedagogical Actions Based on Bloom’s Revised Taxonomy and RASI Using Multi-objective PSO | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Fernandes, Márcia Aparecida | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8946715881289701 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Dorça, Fabiano Azevedo | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3944579737930998 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Souza, Jairo Francisco | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4516605108233899 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2789799687125260 | pt_BR |
dc.description.degreename | Dissertação (Mestrado) | pt_BR |
dc.description.resumo | De acordo com as necessidades do aluno, o aprendizado pode ser apoiado e aprimorado por meio de instrução estruturada e personalizada. Este trabalho apresenta uma abordagem de recomendações pedagógicas personalizadas com base no perfil cognitivo do aluno, fornecidas pelo Revised Approaches to Study Inventory (RASI). As ações pedagógicas recomendadas seguem a hierarquia da Taxonomia de Bloom Revisada (TBR). O sequenciamento de ações pedagógicas foi modelado como um problema de otimização multiobjetivo. A solução do problema foi implementada usando um algoritmo Particle Swarm Optimization (PSO). Os objetivos otimizados neste problema são a similaridade entre o perfil do aluno e a sequência de ações e o número de ações adequadas ao perfil do aluno. Experimentos realizados com alunos de instituições de ensino superior sugerem que a abordagem proposta com Particle Swarm Optimization (PSO) apresenta soluções mais bem aceitas pelos alunos do que a recomendação pedagógica aleatória. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação | pt_BR |
dc.sizeorduration | 100 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.5086 | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 184539479 | - |
dc.crossref.doibatchid | 8a4a7a8f-a0ca-4904-a667-281fbaaab36e | - |
dc.subject.autorizado | Computação | pt_BR |
dc.subject.ods | ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. | pt_BR |
dc.subject.ods | ODS::ODS 8. Trabalho decente e crescimento econômico - Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos. | pt_BR |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Ciência da Computação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
SequenciamentoRecomendaçõesAções.pdf | Dissertação | 8.81 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License