Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45800
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorAlmeida, Denis José-
dc.date.accessioned2025-05-21T14:58:54Z-
dc.date.available2025-05-21T14:58:54Z-
dc.date.issued2023-06-20-
dc.identifier.citationALMEIDA, Denis José. Sequenciamento e recomendação de ações pedagógicas baseados na Taxonomia de Bloom Revisada e no RASI utilizando PSO multiobjetivo. 2023. 100 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.5086.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45800-
dc.description.abstractAccording to student needs, learning can be supported and enhanced through structured and personalized instruction. This work presents an approach to personalized pedagogical recommendations based on the student’s cognitive profile, given by the Revised Approaches to Studying Inventory (RASI). The recommended pedagogical actions follow the hierarchy of Revised Bloom’s Taxonomy. We model the sequencing of pedagogical actions as a multi-objective optimization problem. This problem solution was implemented using a Particle Swarm Optimization (PSO) algorithm. The optimized objectives in this problem are the similarity between the student’s profile and the sequence of actions, and the number of actions appropriate to the student’s profile. Experiments conducted with students in higher education institutions suggest that the proposed approach using PSO presents solutions that are better accepted by students than the randomized pedagogical recommendation.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/us/*
dc.subjectSequenciamento de atividades pedagógicaspt_BR
dc.subjectSequencing of pedagogical activitiespt_BR
dc.subjectRecomendação Pedagógicapt_BR
dc.subjectPedagogical Recommendationpt_BR
dc.subjectTaxonomia de Bloompt_BR
dc.subjectBloom’s Taxonomypt_BR
dc.subjectotimização multiobjetivopt_BR
dc.subjectmulti-objective optimizationpt_BR
dc.subjectRASIpt_BR
dc.subjectPSOpt_BR
dc.titleSequenciamento e recomendação de ações pedagógicas baseados na Taxonomia de Bloom Revisada e no RASI utilizando PSO multiobjetivopt_BR
dc.title.alternativeSequencing and Recommending Pedagogical Actions Based on Bloom’s Revised Taxonomy and RASI Using Multi-objective PSOpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Fernandes, Márcia Aparecida-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8946715881289701pt_BR
dc.contributor.referee1Dorça, Fabiano Azevedo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3944579737930998pt_BR
dc.contributor.referee2Souza, Jairo Francisco-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4516605108233899pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2789799687125260pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoDe acordo com as necessidades do aluno, o aprendizado pode ser apoiado e aprimorado por meio de instrução estruturada e personalizada. Este trabalho apresenta uma abordagem de recomendações pedagógicas personalizadas com base no perfil cognitivo do aluno, fornecidas pelo Revised Approaches to Study Inventory (RASI). As ações pedagógicas recomendadas seguem a hierarquia da Taxonomia de Bloom Revisada (TBR). O sequenciamento de ações pedagógicas foi modelado como um problema de otimização multiobjetivo. A solução do problema foi implementada usando um algoritmo Particle Swarm Optimization (PSO). Os objetivos otimizados neste problema são a similaridade entre o perfil do aluno e a sequência de ações e o número de ações adequadas ao perfil do aluno. Experimentos realizados com alunos de instituições de ensino superior sugerem que a abordagem proposta com Particle Swarm Optimization (PSO) apresenta soluções mais bem aceitas pelos alunos do que a recomendação pedagógica aleatória.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciência da Computaçãopt_BR
dc.sizeorduration100pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.5086pt_BR
dc.orcid.putcode184539479-
dc.crossref.doibatchid8a4a7a8f-a0ca-4904-a667-281fbaaab36e-
dc.subject.autorizadoComputaçãopt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.pt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 8. Trabalho decente e crescimento econômico - Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos.pt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Ciência da Computação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SequenciamentoRecomendaçõesAções.pdfDissertação8.81 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons