Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45787| ORCID: | http://orcid.org/0009-0005-6664-5578 |
| Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Tipo de acceso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States |
| Título: | Entre o sonho e o desencanto: Belchior e o tempo da alucinação |
| Autor: | Silva Junior, Luiz Carlos |
| Primer orientador: | Almeida Junior, José Benedito de |
| Primer miembro de la banca: | Quintero, Juliana Paola Dias |
| Segundo miembro de la banca: | Silva, Luiz Carlos Santos da |
| Resumen: | Este trabalho propõe uma análise histórica, crítica e filosófica do álbum Alucinação (1976), de Belchior, interpretando-o como uma resposta artística à crise das utopias e à exaustão simbólica da modernidade brasileira dos anos 1970. Em contraste com o discurso conciliatório da Tropicália e da MPB tradicional, a obra de Belchior assume uma postura dissonante, marcada por uma estética da fratura, do desencanto e da subjetividade autobiográfica. Argumenta-se que Alucinação constitui um documento singular de seu tempo, ao mesmo tempo em que ultrapassa seu contexto imediato ao articular uma crítica à indústria cultural e ao esvaziamento da canção engajada e, indiretamente, ao mito da democracia racial. A partir de uma abordagem interdisciplinar, o artigo discute as condições históricas e culturais que moldaram a trajetória do artista cearense e examina como sua obra reflete tensões políticas, raciais e existenciais do período. A análise ancora-se em referenciais filosóficos, especialmente na crítica à modernidade presente em Nietzsche, bem como em estudos recentes sobre a relação entre estética, identidade e silenciamento racial no pós-Tropicalismo. |
| Abstract: | This paper proposes a historical, critical and philosophical analysis of Belchior’s album Alucinação (1976), interpreting it as an artistic response to the crisis of utopias and the symbolic exhaustion of Brazilian modernity in the 1970s. In contrast to the conciliatory discourse of Tropicália and traditional MPB, Belchior’s work assumes a dissonant stance, marked by an aesthetic of fracture, disenchantment and autobiographical subjectivity. It is argued that Alucinação constitutes a singular document of its time, while at the same time going beyond its immediate context by articulating a critique of the cultural industry and the emptying of engaged music and, indirectly, of the myth of racial democracy. Based on an interdisciplinary approach, the article discusses the historical and cultural conditions that shaped the trajectory of the artist from Ceará and examines how his work reflects political, racial and existential tensions of the period. The analysis is anchored in philosophical references, especially in the critique of modernity present in Nietzsche, as well as in recent studies on the relationship between aesthetics, identity and racial silencing in post-Tropicalismo. |
| Palabras clave: | Belchior Alucinação MPB Tropicalismo Pós-Tropicalismo Nietzsche Modernidade Crítica cultural Autobiografia Silenciamento racial |
| Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Cita: | SILVA JUNIOR, Luiz Carlos. Entre o sonho e o desencanto: Belchior e o tempo da alucinação. 2025. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45787 |
| Fecha de defensa: | 7-may-2025 |
| Aparece en las colecciones: | TCC - Filosofia |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| EntreSonhoDesencanto.pdf | TCC | 928.15 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons
