Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45787
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilva Junior, Luiz Carlos-
dc.date.accessioned2025-05-20T22:48:42Z-
dc.date.available2025-05-20T22:48:42Z-
dc.date.issued2025-05-07-
dc.identifier.citationSILVA JUNIOR, Luiz Carlos. Entre o sonho e o desencanto: Belchior e o tempo da alucinação. 2025. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45787-
dc.description.abstractThis paper proposes a historical, critical and philosophical analysis of Belchior’s album Alucinação (1976), interpreting it as an artistic response to the crisis of utopias and the symbolic exhaustion of Brazilian modernity in the 1970s. In contrast to the conciliatory discourse of Tropicália and traditional MPB, Belchior’s work assumes a dissonant stance, marked by an aesthetic of fracture, disenchantment and autobiographical subjectivity. It is argued that Alucinação constitutes a singular document of its time, while at the same time going beyond its immediate context by articulating a critique of the cultural industry and the emptying of engaged music and, indirectly, of the myth of racial democracy. Based on an interdisciplinary approach, the article discusses the historical and cultural conditions that shaped the trajectory of the artist from Ceará and examines how his work reflects political, racial and existential tensions of the period. The analysis is anchored in philosophical references, especially in the critique of modernity present in Nietzsche, as well as in recent studies on the relationship between aesthetics, identity and racial silencing in post-Tropicalismo.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectBelchiorpt_BR
dc.subjectAlucinaçãopt_BR
dc.subjectMPBpt_BR
dc.subjectTropicalismopt_BR
dc.subjectPós-Tropicalismopt_BR
dc.subjectNietzschept_BR
dc.subjectModernidadept_BR
dc.subjectCrítica culturalpt_BR
dc.subjectAutobiografiapt_BR
dc.subjectSilenciamento racialpt_BR
dc.titleEntre o sonho e o desencanto: Belchior e o tempo da alucinaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Almeida Junior, José Benedito de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0240796579540981pt_BR
dc.contributor.referee1Quintero, Juliana Paola Dias-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9703537318919746pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Luiz Carlos Santos da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0036198625835895pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3744673122281176pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho propõe uma análise histórica, crítica e filosófica do álbum Alucinação (1976), de Belchior, interpretando-o como uma resposta artística à crise das utopias e à exaustão simbólica da modernidade brasileira dos anos 1970. Em contraste com o discurso conciliatório da Tropicália e da MPB tradicional, a obra de Belchior assume uma postura dissonante, marcada por uma estética da fratura, do desencanto e da subjetividade autobiográfica. Argumenta-se que Alucinação constitui um documento singular de seu tempo, ao mesmo tempo em que ultrapassa seu contexto imediato ao articular uma crítica à indústria cultural e ao esvaziamento da canção engajada e, indiretamente, ao mito da democracia racial. A partir de uma abordagem interdisciplinar, o artigo discute as condições históricas e culturais que moldaram a trajetória do artista cearense e examina como sua obra reflete tensões políticas, raciais e existenciais do período. A análise ancora-se em referenciais filosóficos, especialmente na crítica à modernidade presente em Nietzsche, bem como em estudos recentes sobre a relação entre estética, identidade e silenciamento racial no pós-Tropicalismo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseFilosofiapt_BR
dc.sizeorduration69pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIApt_BR
Appears in Collections:TCC - Filosofia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EntreSonhoDesencanto.pdfTCC928.15 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons