Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45729
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Auditoria interna no setor público: uma análise da formação dos profissionais atuantes em Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia
Autor(es): Alves, Monallisa Silva
Primeiro orientador: Oliveira, Renata Mendes de
Primeiro membro da banca: Lara, Flávio Luiz
Segundo membro da banca: Silva, Marli Auxiliadora
Resumo: Este estudo teve como objetivo analisar a percepção dos auditores internos quanto ao processo de formação acadêmica e complementar para execução de suas atividades profissionais em Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Os dados foram coletados por meio de questionários, com a obtenção de 40 respostas válidas, analisadas com a adoção de estatística descritiva. Os resultados demonstram a formação acadêmica dos auditores é mais geral, limitando-se a conceitos mais básicos de auditoria. Destacase ainda o fato de os auditores sentirem o distanciamento entre teoria e prática durante sua formação. Os participantes da pesquisa ainda sugeriram alguns conteúdos que acreditam que poderiam ser mais explorados, a exemplo da governança e accountability e do gerenciamento e gestão de riscos. Os resultados mostram que muitos profissionais buscam realizar formação complementar continuada, recebendo incentivos por parte das instituições nas quais trabalham ou ainda de órgãos ligados a contabilidade e auditoria. Ainda assim, é válido considerar a existência de desafios, que envolvem escassez de recursos humanos e as limitações estruturais. Esses achados reforçam a importância de investimentos em capacitações continuadas e direcionadas às especificidades do setor público, além de melhorias estruturais, como forma de fortalecer o desempenho da auditoria interna e atender às crescentes exigências da governança pública
Abstract: The aim of this study was to analyze the perception of internal auditors regarding the process of academic and complementary training for carrying out their professional activities in Federal Institutes of Education, Science and Technology. The data was collected using questionnaires and 40 valid responses were obtained, which were analyzed using descriptive statistics. The results show that the auditors' academic training is more general, limited to the most basic concepts of auditing. It is also noteworthy that the auditors felt a gap between theory and practice during their training. The survey participants also suggested some content that they believe could be further explored, such as governance and accountability and risk management. The results show that many professionals seek further training, receiving incentives from the institutions where they work or from bodies linked to accounting and auditing. Even so, it is worth considering the existence of challenges involving a shortage of human resources and structural limitations. These findings reinforce the importance of investing in ongoing training aimed at the specificities of the public sector, as well as structural improvements, as a way of strengthening internal audit performance and meeting the growing demands of public governance.
Palavras-chave: Auditores internos
Internal auditors
Formação acadêmica
Academic training
Formação complementar
Complementary training
Institutos Federais
Federal Institutes
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: ALVES, Monallisa Silva. Auditoria Interna no Setor Público: uma análise da formação dos profissionais atuantes em Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. 2025. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45729
Data de defesa: 7-Mai-2025
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Contábeis (Ituiutaba / Pontal)

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