Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45729
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorAlves, Monallisa Silva-
dc.date.accessioned2025-05-19T17:42:14Z-
dc.date.available2025-05-19T17:42:14Z-
dc.date.issued2025-05-07-
dc.identifier.citationALVES, Monallisa Silva. Auditoria Interna no Setor Público: uma análise da formação dos profissionais atuantes em Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. 2025. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45729-
dc.description.abstractThe aim of this study was to analyze the perception of internal auditors regarding the process of academic and complementary training for carrying out their professional activities in Federal Institutes of Education, Science and Technology. The data was collected using questionnaires and 40 valid responses were obtained, which were analyzed using descriptive statistics. The results show that the auditors' academic training is more general, limited to the most basic concepts of auditing. It is also noteworthy that the auditors felt a gap between theory and practice during their training. The survey participants also suggested some content that they believe could be further explored, such as governance and accountability and risk management. The results show that many professionals seek further training, receiving incentives from the institutions where they work or from bodies linked to accounting and auditing. Even so, it is worth considering the existence of challenges involving a shortage of human resources and structural limitations. These findings reinforce the importance of investing in ongoing training aimed at the specificities of the public sector, as well as structural improvements, as a way of strengthening internal audit performance and meeting the growing demands of public governance.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAuditores internospt_BR
dc.subjectInternal auditorspt_BR
dc.subjectFormação acadêmicapt_BR
dc.subjectAcademic trainingpt_BR
dc.subjectFormação complementarpt_BR
dc.subjectComplementary trainingpt_BR
dc.subjectInstitutos Federaispt_BR
dc.subjectFederal Institutespt_BR
dc.titleAuditoria interna no setor público: uma análise da formação dos profissionais atuantes em Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologiapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Renata Mendes de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5124448021356548pt_BR
dc.contributor.referee1Lara, Flávio Luiz-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6921169868280996pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Marli Auxiliadora-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6389622020342036pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste estudo teve como objetivo analisar a percepção dos auditores internos quanto ao processo de formação acadêmica e complementar para execução de suas atividades profissionais em Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Os dados foram coletados por meio de questionários, com a obtenção de 40 respostas válidas, analisadas com a adoção de estatística descritiva. Os resultados demonstram a formação acadêmica dos auditores é mais geral, limitando-se a conceitos mais básicos de auditoria. Destacase ainda o fato de os auditores sentirem o distanciamento entre teoria e prática durante sua formação. Os participantes da pesquisa ainda sugeriram alguns conteúdos que acreditam que poderiam ser mais explorados, a exemplo da governança e accountability e do gerenciamento e gestão de riscos. Os resultados mostram que muitos profissionais buscam realizar formação complementar continuada, recebendo incentivos por parte das instituições nas quais trabalham ou ainda de órgãos ligados a contabilidade e auditoria. Ainda assim, é válido considerar a existência de desafios, que envolvem escassez de recursos humanos e as limitações estruturais. Esses achados reforçam a importância de investimentos em capacitações continuadas e direcionadas às especificidades do setor público, além de melhorias estruturais, como forma de fortalecer o desempenho da auditoria interna e atender às crescentes exigências da governança públicapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseCiências Contábeispt_BR
dc.sizeorduration23pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpt_BR
Aparece en las colecciones:TCC - Ciências Contábeis (Ituiutaba / Pontal)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
AuditoriaInternaSetor333.61 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.