Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45719
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Do Facebook à Meta: um estudo do caso Meta Horizon, entre a promessa e a aplicabilidade
Título (s) alternativo (s): From Facebook to Meta: a Meta Horizon case Study, between promise and applicability
Autor: Araújo, Kátia Antunes de
Primer orientador: Pereira, Reinaldo Maximiano
Primer coorientador: Tonus, Mirna
Primer miembro de la banca: Rodrigues, Raquel Timponi Pereira
Segundo miembro de la banca: Penisa Júnior, Carlos
Resumen: O trabalho a seguir visa analisar a transição do Facebook para a Meta e as implicações dessa mudança na criação do seu Metaverso. O estudo de caso aborda como a Meta divulga seu Metaverso, avaliando as promessas feitas pela empresa e os desafios enfrentados para cumprir essas promessas. Com um enfoque nos aspectos de comunicação e interação digital, a dissertação investiga conceitos de Metaverso, examina o impacto da pandemia de Covid-19 na comunicação online e analisa o interesse dos usuários por meio de ferramentas como o Google Trends e Semrush. Fundamentada em uma revisão teórica sobre cibercultura, comunicação mediada por computadores e convergência da comunicação, a pesquisa oferece uma visão crítica sobre as estratégias da Meta e suas reais capacidades de implementar um Metaverso eficaz e inclusivo. Este estudo é relevante para compreender as transformações nas formas de comunicação e interação social no cenário digital contemporâneo, especialmente em um contexto pós-pandêmico.
Abstract: The following work aims to analyze the transition from Facebook to Meta and the implications of this change in the creation of its Metaverse. The case study addresses how Meta promotes its Metaverse, evaluating the promises made by the company and the challenges faced in fulfilling these promises. With a focus on aspects of communication and digital interaction, the dissertation investigates Metaverse concepts, examines the impact of the Covid-19 pandemic on online communication, and analyzes user interest through tools like Google Trends and Semrush. Grounded in a theoretical review of cyberculture, computer-mediated communication, and communication convergence, the research offers a critical view of Meta's strategies and its real capabilities to implement an effective and inclusive Metaverse. This study is relevant to understanding the transformations in forms of communication and social interaction in the contemporary digital scenario, especially in a post-pandemic context.
Palabras clave: Metaverso
Meta
Facebook
Cibercultura
Comunicação mediada por computador
Computer-mediated communication
Cyberculture
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Tema: Tecnologia educacional
Metaverso
Cibercultura
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional)
Cita: ARAÚJO, Kátia Antunes de. Do Facebook à Meta: um estudo do caso Meta Horizon, entre a promessa e a aplicabilidade. 2024. 68 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia, Comunicação e Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.5068
Identificador del documento: https://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.5068
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45719
Fecha de defensa: 31-jul-2024
Objetivos de Desarrollo Sostenible (ODS): ODS::ODS 10. Redução das desigualdades - Reduzir as desigualdades dentro dos países e entre eles.
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
FacebookMetaEstudo.pdfDissertação2.94 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.