Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45719
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorAraújo, Kátia Antunes de-
dc.date.accessioned2025-05-19T17:07:11Z-
dc.date.available2025-05-19T17:07:11Z-
dc.date.issued2024-07-31-
dc.identifier.citationARAÚJO, Kátia Antunes de. Do Facebook à Meta: um estudo do caso Meta Horizon, entre a promessa e a aplicabilidade. 2024. 68 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia, Comunicação e Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.5068pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45719-
dc.description.abstractThe following work aims to analyze the transition from Facebook to Meta and the implications of this change in the creation of its Metaverse. The case study addresses how Meta promotes its Metaverse, evaluating the promises made by the company and the challenges faced in fulfilling these promises. With a focus on aspects of communication and digital interaction, the dissertation investigates Metaverse concepts, examines the impact of the Covid-19 pandemic on online communication, and analyzes user interest through tools like Google Trends and Semrush. Grounded in a theoretical review of cyberculture, computer-mediated communication, and communication convergence, the research offers a critical view of Meta's strategies and its real capabilities to implement an effective and inclusive Metaverse. This study is relevant to understanding the transformations in forms of communication and social interaction in the contemporary digital scenario, especially in a post-pandemic context.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMetaversopt_BR
dc.subjectMetapt_BR
dc.subjectFacebookpt_BR
dc.subjectCiberculturapt_BR
dc.subjectComunicação mediada por computadorpt_BR
dc.subjectComputer-mediated communicationpt_BR
dc.subjectCyberculturept_BR
dc.titleDo Facebook à Meta: um estudo do caso Meta Horizon, entre a promessa e a aplicabilidadept_BR
dc.title.alternativeFrom Facebook to Meta: a Meta Horizon case Study, between promise and applicabilitypt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-co1Tonus, Mirna-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7780938514523815pt_BR
dc.contributor.advisor1Pereira, Reinaldo Maximiano-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9537073855507958pt_BR
dc.contributor.referee1Rodrigues, Raquel Timponi Pereira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9926598636280665pt_BR
dc.contributor.referee2Penisa Júnior, Carlos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3402056676199307pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6070770945611470pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoO trabalho a seguir visa analisar a transição do Facebook para a Meta e as implicações dessa mudança na criação do seu Metaverso. O estudo de caso aborda como a Meta divulga seu Metaverso, avaliando as promessas feitas pela empresa e os desafios enfrentados para cumprir essas promessas. Com um enfoque nos aspectos de comunicação e interação digital, a dissertação investiga conceitos de Metaverso, examina o impacto da pandemia de Covid-19 na comunicação online e analisa o interesse dos usuários por meio de ferramentas como o Google Trends e Semrush. Fundamentada em uma revisão teórica sobre cibercultura, comunicação mediada por computadores e convergência da comunicação, a pesquisa oferece uma visão crítica sobre as estratégias da Meta e suas reais capacidades de implementar um Metaverso eficaz e inclusivo. Este estudo é relevante para compreender as transformações nas formas de comunicação e interação social no cenário digital contemporâneo, especialmente em um contexto pós-pandêmico.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional)pt_BR
dc.sizeorduration68pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.5068pt_BR
dc.crossref.doibatchid8a4a7a8f-a0ca-4904-a667-281fbaaab36e-
dc.subject.autorizadoTecnologia educacionalpt_BR
dc.subject.autorizadoMetaversopt_BR
dc.subject.autorizadoCiberculturapt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 10. Redução das desigualdades - Reduzir as desigualdades dentro dos países e entre eles.pt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FacebookMetaEstudo.pdfDissertação2.94 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.