Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45719
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Do Facebook à Meta: um estudo do caso Meta Horizon, entre a promessa e a aplicabilidade
Título(s) alternativo(s): From Facebook to Meta: a Meta Horizon case Study, between promise and applicability
Autor(es): Araújo, Kátia Antunes de
Primeiro orientador: Pereira, Reinaldo Maximiano
Primeiro coorientador: Tonus, Mirna
Primeiro membro da banca: Rodrigues, Raquel Timponi Pereira
Segundo membro da banca: Penisa Júnior, Carlos
Resumo: O trabalho a seguir visa analisar a transição do Facebook para a Meta e as implicações dessa mudança na criação do seu Metaverso. O estudo de caso aborda como a Meta divulga seu Metaverso, avaliando as promessas feitas pela empresa e os desafios enfrentados para cumprir essas promessas. Com um enfoque nos aspectos de comunicação e interação digital, a dissertação investiga conceitos de Metaverso, examina o impacto da pandemia de Covid-19 na comunicação online e analisa o interesse dos usuários por meio de ferramentas como o Google Trends e Semrush. Fundamentada em uma revisão teórica sobre cibercultura, comunicação mediada por computadores e convergência da comunicação, a pesquisa oferece uma visão crítica sobre as estratégias da Meta e suas reais capacidades de implementar um Metaverso eficaz e inclusivo. Este estudo é relevante para compreender as transformações nas formas de comunicação e interação social no cenário digital contemporâneo, especialmente em um contexto pós-pandêmico.
Abstract: The following work aims to analyze the transition from Facebook to Meta and the implications of this change in the creation of its Metaverse. The case study addresses how Meta promotes its Metaverse, evaluating the promises made by the company and the challenges faced in fulfilling these promises. With a focus on aspects of communication and digital interaction, the dissertation investigates Metaverse concepts, examines the impact of the Covid-19 pandemic on online communication, and analyzes user interest through tools like Google Trends and Semrush. Grounded in a theoretical review of cyberculture, computer-mediated communication, and communication convergence, the research offers a critical view of Meta's strategies and its real capabilities to implement an effective and inclusive Metaverse. This study is relevant to understanding the transformations in forms of communication and social interaction in the contemporary digital scenario, especially in a post-pandemic context.
Palavras-chave: Metaverso
Meta
Facebook
Cibercultura
Comunicação mediada por computador
Computer-mediated communication
Cyberculture
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Assunto: Tecnologia educacional
Metaverso
Cibercultura
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional)
Referência: ARAÚJO, Kátia Antunes de. Do Facebook à Meta: um estudo do caso Meta Horizon, entre a promessa e a aplicabilidade. 2024. 68 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia, Comunicação e Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.5068
Identificador do documento: https://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.5068
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45719
Data de defesa: 31-Jul-2024
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): ODS::ODS 10. Redução das desigualdades - Reduzir as desigualdades dentro dos países e entre eles.
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FacebookMetaEstudo.pdfDissertação2.94 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.