Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45669
Document type: | Tese |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | Políticas educacionais para a educação de jovens e adultos e geografia: o caso do Projeto EJA TEC em goiás |
Alternate title (s): | Educational policies for youth and adult education and geography: the case of the EJA TEC Project in goiás |
Author: | Silva, Ana Lúcia da |
First Advisor: | Sampaio, Antonio Carlos Freire |
First member of the Committee: | Silva, Magda Valéria da |
Second member of the Committee: | Matos, Patrícia Francisca |
Third member of the Committee: | Bernardes, Maria Beatriz Junqueira |
Fourth member of the Committee: | Barbosa, Túlio |
Summary: | A pesquisa que se apresenta aborda as dificuldades que a Educação de Jovens e Adultos (EJA) enfrenta historicamente e sua preterição nas políticas públicas educacionais brasileiras. A EJA visa atender um público diverso, formado por adolescentes, jovens, adultos e idosos que não concluíram a Educação Básica em tempo habitual, geralmente por motivos relacionados à inserção prematura no mercado de trabalho, tendo o direito de assim fazê-lo de acordo com a Constituição Federal do Brasil e com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei no 9.394/1996). Sob o argumento de democratizar o acesso à modalidade para aqueles alunos que não conseguem frequentar a escola presencial, em março de 2019 a Secretaria de Estado da Educação de Goiás (SEDUC-GO) implementou o Projeto EJA TEC (EJA EaD), destinado à terceira etapa, e, no decorrer do tempo, expandiu também para a segunda etapa. O referido projeto se baseia na Base Nacional Comum Curricular e se apresenta dividido nas quatro áreas do conhecimento, com apenas um professor/mediador para cada uma delas, levando a intensos questionamentos quanto à formação inicial e continuada dos professores para adesão a esse modelo. A Geografia diluída nas Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, bem como as demais ciências dessa área, perdeu seu status de disciplina ou de componente curricular, prejudicando, assim, a formação crítica e reflexiva dos alunos. Nesse contexto, o objetivo geral deste trabalho é compreender o processo de implantação do Projeto EJA TEC em Goiás (segundo semestre de 2019) destinado à terceira etapa (Ensino Médio), na modalidade ensino a distância, e como os conteúdos geográficos estão propostos na área de Ciências Humanas. Para alcançar essa compreensão, foram delimitados alguns passos, os denominados objetivos específicos, a saber: entender como ocorreu o processo de elaboração e aprovação da LDB atual sob o avanço das políticas neoliberais no Brasil e seus desdobramentos para a Educação Básica no país e consequentemente para a EJA; investigar se as funções de educação reparadora, equalizadora e qualificadora, de acordo com as normativas federais para a modalidade, são atendidas pelo projeto EJA TEC implantado no segundo semestre em escolas polos do estado de Goiás; identificar como a Base Nacional Comum Curricular e o Novo Ensino Médio influenciaram na criação do Projeto EJA TEC, bem como na sua estrutura curricular por áreas do conhecimento; caracterizar as bases legais que permitiram a criação do projeto EJA TEC, suas características curriculares e pedagógicas e os desencontros entre o previsto e a realidade concreta; analisar os conteúdos geográficos indicados no projeto EJA TEC e na EJA presencial para a terceira etapa, observando aspectos de encontros e desencontros entre eles. A justificativa para o desenvolvimento desta pesquisa se deve ao fato de a pesquisadora atuar na modalidade há mais de duas décadas e vivenciar as dificuldades e a precarização que perpassam a EJA e a descontinuidade de projetos e programas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e exploratória, cujas fontes principais foram referências bibliográficas e documentais. Com este estudo pretende-se dar visibilidade à EJA e ao ensino de Geografia que a ela é ofertado, contribuindo, assim, para reflexões acerca dos reais objetivos da educação que está sendo praticada para aqueles que tiveram esse direito negado ou descumprido em tempos pretéritos. |
Abstract: | The research presented here addresses the historical difficulties faced by Youth and Adult Education (EJA) and its marginalization in Brazilian public education policies. EJA aims to serve a diverse audience composed of adolescents, young people, adults, and the elderly who did not complete basic education at the usual time, often due to early entry into the labor market, while having the constitutional right to do so according to the Federal Constitution of Brazil and the Law of Guidelines and Bases of National Education (Law 9394/1996). Under the argument of democratizing access to this educational modality for students unable to attend in-person school, in March 2019, SEDUC-GO implemented the EJA TEC Project (EJA EaD), initially targeting the third stage and later expanding to the second stage. This project is based on the National Common Curricular Base (BNCC) and is divided into four areas of knowledge, with only one teacher/mediator per area, raising significant concerns about the initial and ongoing training of teachers for this model. Geography, diluted within the Applied Human and Social Sciences area, alongside other sciences in this field, has lost its status as a discipline or curricular component, thereby undermining students’ critical and reflective formation. In this context, the general objective of this work is to understand the implementation process of the EJA TEC Project in Goiás (second semester of 2019), intended for the Third Stage (High School) in the distance learning modality, and how geographical content is proposed within the Human Sciences area. To achieve this understanding, specific steps (called specific objectives) were defined, namely: to understand how the process of drafting and approving the current LDB occurred under the advancement of neoliberal policies in Brazil and their implications for Basic Education in the country, and consequently for EJA; to investigate whether the functions of reparative, equalizing, and qualifying education, according to federal norms for the modality, are fulfilled by the EJA TEC project implemented in the second semester in Goiás hub schools; to identify how the National Common Curricular Base and the New High School influenced the creation of the EJA TEC Project as well as its curricular structure by areas of knowledge; to characterize the legal bases that allowed the creation of the EJA TEC project, its curricular and pedagogical characteristics, and the discrepancies between what was planned and the concrete reality; to analyze and compare the geographical content outlined in the EJA TEC project and in in-person EJA for the third stage, noting points of convergence and divergence between them. The justification for this research lies in the fact that the researcher has worked in this modality for over two decades, experiencing the challenges and precariousness of EJA and the discontinuity of its projects and programs. This is a qualitative, exploratory research whose primary sources were bibliographical and documentary references. With this study, the aim is to bring visibility to EJA and the teaching of Geography offered within it, thereby contributing to reflections on the real objectives of education being practiced for those whose rights were previously denied or unmet. |
Keywords: | Educação de Jovens e Adultos Youth and Adult Education Projeto EJA TEC Subalternização da EJA Ensino de Geografia EJA TEC Project EJA Subalternization Geography Teaching |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA HUMANA |
Subject: | Geografia Educação de jovens e adultos Política pública |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Program: | Programa de Pós-graduação em Geografia |
Quote: | SILVA, Ana Lúcia da. Políticas educacionais para a educação de jovens e adultos e a geografia: o caso do Projeto EJA Tec em Goiás. 2025. 226 f. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. http://doi.org/10.14393/ufu.te.2025.5022. |
Document identifier: | http://doi.org/10.14393/ufu.te.2025.5022 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45669 |
Date of defense: | 31-Mar-2025 |
Sustainable Development Goals SDGs: | ODS::ODS 10. Redução das desigualdades - Reduzir as desigualdades dentro dos países e entre eles. |
Appears in Collections: | TESE - Geografia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
PolíticasEducacionaisEducação.pdf | 3.32 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.