Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45652
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorLima, Júlia da Silva-
dc.date.accessioned2025-05-15T20:26:33Z-
dc.date.available2025-05-15T20:26:33Z-
dc.date.issued2025-05-02-
dc.identifier.citationLIMA, Júlia da Silva. O ensino remoto emergencial nas escolas rurais no municipal de Prata/MG: uma análise documental dos anos de 2020 a 2022. 2025. 44 f.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45652-
dc.description.abstractThis Final Course Work (TCC) analyzes Emergency Remote Education (ERM) in rural schools in the municipality of Prata/MG during the COVID-19 pandemic, between 2020 and 2022. The research, of a documentary and bibliographic nature, investigates the emergency measures adopted by the Municipal Department of Education to guarantee the continuity of education in a pandemic context. The motivation for this study arises from personal experience, as a student from a rural school, in addition to the interest in valuing this teaching modality, often neglected by public policies, and the need to study this very controversial period in history. The research examines official documents made available by the Municipal Department of Prata, such as pedagogical projects and remote activities developed during the pandemic, in addition to academic articles that discuss the challenges faced by rural schools in Brazil. The results indicate that the main strategy adopted was the delivery of printed materials and the use of messaging applications for communication between teachers and students. However, the lack of adequate infrastructure and the difficulty of family participation were significant challenges. The research highlights the need for public policies that are better adapted to the reality of rural areas, ensuring technological support, specific teacher training and structural investments to minimize educational inequalities between students in urban and rural areas. This study reinforces the importance of valuing rural education and paves the way for future research on the impacts of distance learning on the learning of students in these communities.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectEscola Ruralpt_BR
dc.subjectPandemia COVID-19pt_BR
dc.subjectEnsino Remoto Emergencialpt_BR
dc.subjectRural Schoolpt_BR
dc.subjectCOVID-19 Pandemicpt_BR
dc.subjectEmergency Remote Teachingpt_BR
dc.titleO ensino remoto emergencial nas escolas rurais no municipal de Prata/MG: uma análise documental dos anos de 2020 a 2022pt_BR
dc.title.alternativeEmergency remote education in rural schools in the municipality of Prata/MG: a documentary analysis from 2020 to 2022pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Nunes, Klívia de Cássia Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9412398959184082pt_BR
dc.contributor.referee1Ribeiro, Betania de Oliveira Laterza-
dc.contributor.referee1Lattes6186135872782431pt_BR
dc.contributor.referee2Gonçalves, Glaucia Signorelli de Queiroz-
dc.contributor.referee2Lattes9108607797425296pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) analisa o Ensino Remoto Emergencial (ERM) nas escolas rurais do município de Prata/MG durante a pandemia da COVID-19, entre 2020 e 2022. A pesquisa, de abordagem qualitativa, de caráter documental e bibliográfico, investiga as medidas emergenciais adotadas pela Secretaria Municipal de Educação de Prata/MG, para garantir a continuidade da educação em um contexto de pandemia. A motivação para este estudo surge da experiência pessoal, como aluna oriunda da escola rural, além do interesse em valorizar essa modalidade de ensino, muitas vezes negligenciada pelas políticas públicas, e pela necessidade de estudar esse período tão controverso da história. A pesquisa examina documentos oficiais disponibilizados pela Secretaria Municipal de Prata, como projetos pedagógicos e atividades remotas desenvolvidas durante a pandemia, além de artigos acadêmicos que discutem os desafios enfrentados pelas escolas rurais no Brasil. Os resultados apontam que a principal estratégia adotada foi a entrega de materiais impressos e o uso de aplicativos de mensagens para comunicação entre professores e alunos. No entanto, a ausência de infraestrutura adequada e a dificuldade de participação das famílias foram desafios significativos. A pesquisa destaca a necessidade de políticas públicas mais adaptadas à realidade do campo, garantindo suporte tecnológico, formação docente específica e investimentos estruturais para minimizar as desigualdades educacionais entre os alunos da zona urbana e rural. Este estudo reforça a importância da valorização da educação rural e abre caminhos para futuras investigações sobre os impactos do ensino não presencial na aprendizagem dos estudantes dessas comunidades.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePedagogiapt_BR
dc.sizeorduration44pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.orcid.putcode184175384-
Appears in Collections:TCC - Pedagogia (Ituiutaba / Pontal)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EnsinoRemotoEmergencial.pdf955.43 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons