Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45627
ORCID:  http://orcid.org/0009-0008-8851-1935
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Análise das relações entre competências socioemocionais, intraempreendedorismo e fluxo no trabalho entre membros de Empresa Júnior
Author: Abdulmassih, Kalil Aguiar
First Advisor: Veiga, Heila Magali da Silva
First member of the Committee: Zarife, Pricila de Sousa
Second member of the Committee: Melo, Kamila Batista de
Summary: Este estudo investigou as relações entre competências socioemocionais, intraempreendedorismo e fluxo no trabalho entre membros de Empresas Juniores (EJ). Participaram 113 universitários, com idades entre 18 e 44 anos, recrutados por meio de divulgação online. Foram utilizadas três escalas validadas: Escala de Competências Socioemocionais (Consciência Emocional; Regulação Emocional; Consciência Social; Autocontrole Emocional; Criatividade Emocional), Inventário de Fluxo no Trabalho ( Absorção de Trabalho; Engajamento no Trabalho; Motivação Intrínseca no Trabalho) e a Escala de Intraempreendedorismo (9. Comportamentos Estratégicos e Renovadores; 10. Comportamentos Aventureiros e Inovadores). Os resultados indicaram níveis elevados de competências socioemocionais, especialmente em consciência social (M = 5,55; DP = 0,48) e criatividade emocional (M = 5,16; DP = 0,65). O fluxo no trabalho também apresentou médias satisfatórias, com destaque para o engajamento (M = 5,22; DP = 0,93). O intraempreendedorismo mostrou correlações positivas com criatividade emocional (r = 0,361; p < 0,01) e motivação intrínseca (r = 0,598; p < 0,01). Esses resultados indicam que as EJ são ambientes propícios para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, intraempreendedorismo e fluxo no trabalho, contribuindo para a formação profissional e adaptação às demandas do mercado.
Abstract: This study examined the relationships between socioemotional skills, intrapreneurship, and work flow among members of Junior Enterprises (JEs). Participants included 113 university students aged 18 to 44, recruited through online outreach. Three validated scales were used: the Socioemotional Skills Scale ( Emotional Awareness;. Emotional Regulation; Social Awareness; Emotional Self-Control; and Emotional Creativity), the Work-Related Flow Inventory (Work Absorption; Work Engagement; Intrinsic Work Motivation) and the Intrapreneurship Scale (Strategic and Renewal Behaviors; Adventurous and Innovative Behaviors). Results indicated high levels of socioemotional skills, particularly in social awareness (M = 5.55, SD = 0.48) and emotional creativity (M = 5.16, SD = 0.65). Workflow also showed satisfactory averages, with engagement standing out (M = 5.22, SD = 0.93). Intrapreneurship was positively correlated with emotional creativity (r = 0.361, p < 0.01) and intrinsic motivation (r = 0.598, p < 0.01). The findings suggest that JEs are conducive environments for developing socioemotional skills, intrapreneurship, and work flow, enhancing professional training and adaptability to market demands.
Keywords: Competências Socioemocionais; Intraempreendedorismo; Fluxo no Trabalho; Empresas Juniores.
socioemotional skills; intrapreneurship; workflow; Junior Enterprise
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: ABDULMASSIH, Kalil Aguiar. Análise das relações entre competências socioemocionais, intraempreendedorismo e fluxo no trabalho entre membros de Empresa Júnior. 2025. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia), Universidade Federal de Uberlândia.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45627
Date of defense: 13-May-2025
Appears in Collections:TCC - Psicologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Análiserelaçõescompetências.pdfTCC605.92 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons