Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45627
ORCID:  http://orcid.org/0009-0008-8851-1935
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Análise das relações entre competências socioemocionais, intraempreendedorismo e fluxo no trabalho entre membros de Empresa Júnior
Autor: Abdulmassih, Kalil Aguiar
Primer orientador: Veiga, Heila Magali da Silva
Primer miembro de la banca: Zarife, Pricila de Sousa
Segundo miembro de la banca: Melo, Kamila Batista de
Resumen: Este estudo investigou as relações entre competências socioemocionais, intraempreendedorismo e fluxo no trabalho entre membros de Empresas Juniores (EJ). Participaram 113 universitários, com idades entre 18 e 44 anos, recrutados por meio de divulgação online. Foram utilizadas três escalas validadas: Escala de Competências Socioemocionais (Consciência Emocional; Regulação Emocional; Consciência Social; Autocontrole Emocional; Criatividade Emocional), Inventário de Fluxo no Trabalho ( Absorção de Trabalho; Engajamento no Trabalho; Motivação Intrínseca no Trabalho) e a Escala de Intraempreendedorismo (9. Comportamentos Estratégicos e Renovadores; 10. Comportamentos Aventureiros e Inovadores). Os resultados indicaram níveis elevados de competências socioemocionais, especialmente em consciência social (M = 5,55; DP = 0,48) e criatividade emocional (M = 5,16; DP = 0,65). O fluxo no trabalho também apresentou médias satisfatórias, com destaque para o engajamento (M = 5,22; DP = 0,93). O intraempreendedorismo mostrou correlações positivas com criatividade emocional (r = 0,361; p < 0,01) e motivação intrínseca (r = 0,598; p < 0,01). Esses resultados indicam que as EJ são ambientes propícios para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, intraempreendedorismo e fluxo no trabalho, contribuindo para a formação profissional e adaptação às demandas do mercado.
Abstract: This study examined the relationships between socioemotional skills, intrapreneurship, and work flow among members of Junior Enterprises (JEs). Participants included 113 university students aged 18 to 44, recruited through online outreach. Three validated scales were used: the Socioemotional Skills Scale ( Emotional Awareness;. Emotional Regulation; Social Awareness; Emotional Self-Control; and Emotional Creativity), the Work-Related Flow Inventory (Work Absorption; Work Engagement; Intrinsic Work Motivation) and the Intrapreneurship Scale (Strategic and Renewal Behaviors; Adventurous and Innovative Behaviors). Results indicated high levels of socioemotional skills, particularly in social awareness (M = 5.55, SD = 0.48) and emotional creativity (M = 5.16, SD = 0.65). Workflow also showed satisfactory averages, with engagement standing out (M = 5.22, SD = 0.93). Intrapreneurship was positively correlated with emotional creativity (r = 0.361, p < 0.01) and intrinsic motivation (r = 0.598, p < 0.01). The findings suggest that JEs are conducive environments for developing socioemotional skills, intrapreneurship, and work flow, enhancing professional training and adaptability to market demands.
Palabras clave: Competências Socioemocionais; Intraempreendedorismo; Fluxo no Trabalho; Empresas Juniores.
socioemotional skills; intrapreneurship; workflow; Junior Enterprise
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: ABDULMASSIH, Kalil Aguiar. Análise das relações entre competências socioemocionais, intraempreendedorismo e fluxo no trabalho entre membros de Empresa Júnior. 2025. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia), Universidade Federal de Uberlândia.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45627
Fecha de defensa: 13-may-2025
Aparece en las colecciones:TCC - Psicologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Análiserelaçõescompetências.pdfTCC605.92 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons