Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45627
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorAbdulmassih, Kalil Aguiar-
dc.date.accessioned2025-05-15T17:03:03Z-
dc.date.available2025-05-15T17:03:03Z-
dc.date.issued2025-05-13-
dc.identifier.citationABDULMASSIH, Kalil Aguiar. Análise das relações entre competências socioemocionais, intraempreendedorismo e fluxo no trabalho entre membros de Empresa Júnior. 2025. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia), Universidade Federal de Uberlândia.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45627-
dc.description.abstractThis study examined the relationships between socioemotional skills, intrapreneurship, and work flow among members of Junior Enterprises (JEs). Participants included 113 university students aged 18 to 44, recruited through online outreach. Three validated scales were used: the Socioemotional Skills Scale ( Emotional Awareness;. Emotional Regulation; Social Awareness; Emotional Self-Control; and Emotional Creativity), the Work-Related Flow Inventory (Work Absorption; Work Engagement; Intrinsic Work Motivation) and the Intrapreneurship Scale (Strategic and Renewal Behaviors; Adventurous and Innovative Behaviors). Results indicated high levels of socioemotional skills, particularly in social awareness (M = 5.55, SD = 0.48) and emotional creativity (M = 5.16, SD = 0.65). Workflow also showed satisfactory averages, with engagement standing out (M = 5.22, SD = 0.93). Intrapreneurship was positively correlated with emotional creativity (r = 0.361, p < 0.01) and intrinsic motivation (r = 0.598, p < 0.01). The findings suggest that JEs are conducive environments for developing socioemotional skills, intrapreneurship, and work flow, enhancing professional training and adaptability to market demands.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/us/*
dc.subjectCompetências Socioemocionais; Intraempreendedorismo; Fluxo no Trabalho; Empresas Juniores.pt_BR
dc.subjectsocioemotional skills; intrapreneurship; workflow; Junior Enterprisept_BR
dc.titleAnálise das relações entre competências socioemocionais, intraempreendedorismo e fluxo no trabalho entre membros de Empresa Júniorpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Veiga, Heila Magali da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3040432809028012pt_BR
dc.contributor.referee1Zarife, Pricila de Sousa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0969514118875251pt_BR
dc.contributor.referee2Melo, Kamila Batista de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/690314140914350pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8101126931614858pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste estudo investigou as relações entre competências socioemocionais, intraempreendedorismo e fluxo no trabalho entre membros de Empresas Juniores (EJ). Participaram 113 universitários, com idades entre 18 e 44 anos, recrutados por meio de divulgação online. Foram utilizadas três escalas validadas: Escala de Competências Socioemocionais (Consciência Emocional; Regulação Emocional; Consciência Social; Autocontrole Emocional; Criatividade Emocional), Inventário de Fluxo no Trabalho ( Absorção de Trabalho; Engajamento no Trabalho; Motivação Intrínseca no Trabalho) e a Escala de Intraempreendedorismo (9. Comportamentos Estratégicos e Renovadores; 10. Comportamentos Aventureiros e Inovadores). Os resultados indicaram níveis elevados de competências socioemocionais, especialmente em consciência social (M = 5,55; DP = 0,48) e criatividade emocional (M = 5,16; DP = 0,65). O fluxo no trabalho também apresentou médias satisfatórias, com destaque para o engajamento (M = 5,22; DP = 0,93). O intraempreendedorismo mostrou correlações positivas com criatividade emocional (r = 0,361; p < 0,01) e motivação intrínseca (r = 0,598; p < 0,01). Esses resultados indicam que as EJ são ambientes propícios para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, intraempreendedorismo e fluxo no trabalho, contribuindo para a formação profissional e adaptação às demandas do mercado.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePsicologiapt_BR
dc.sizeorduration63pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.orcid.putcode184176336-
Aparece en las colecciones:TCC - Psicologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Análiserelaçõescompetências.pdfTCC605.92 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons