Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45612
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Caminhos, potências e percalços na formação inicial de um biólogo bacharel: um estudo autobiográfico
Autor(es): Batista, Willian Benedicto
Primeiro orientador: Sales, Tiago Amaral
Primeiro membro da banca: Rigue, Fernanda Monteira
Segundo membro da banca: Pereira, Franklin Kaic Dutra
Resumo: Muitas dificuldades e belezas atravessam a formação inicial de profissionais que ocorre em cursos de graduação nas Instituições de Ensino Superior. Este trabalho objetivou atentar-se às potências e aos percalços formativos durante a experiência de um bacharelando em Ciências Biológicas na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Campus Pontal. Por meio de uma metodologia de pesquisa autobiográfica, buscou-se evidenciar os caminhos formativos, refletir através das vivências estudantis e pensar de maneira problematizadora e propositiva nas questões que se mostram como barreiras e incentivos na formação inicial. Como resultados, movimentou-se seis narrativas autobiográficas que desejaram percorrer nuances da formação inicial de um bacharelando em Ciências Biológicas, pensando em questões como: caminhos até ingressar na graduação; experiências formativas durante o bacharelado; dificuldades ao longo da pandemia de covid-19 e após a mesma; lidar com a ansiedade; desafios para realizar o Trabalho de Conclusão de Curso; distâncias e aproximações entre o que se aprende e o que se movimenta no mercado de trabalho. Por fim, ressalta-se a potência do investigar autobiográfico para evidenciar os desafios a serem cuidados e as possibilidades formativas a serem potencializadas.
Abstract: Many difficulties and beauties are present in the initial training of professionals that takes place in undergraduate courses at Higher Education Institutions. This work aimed to pay attention to the formative strengths and setbacks during the experience of a bachelor’s student in Biological Sciences at the Federal University of Uberlândia (UFU), Pontal Campus. Through an autobiographical research methodology, we sought to highlight the formative paths, reflect on student experiences and think in a problematizing and proactive way about the issues that appear as barriers and incentives in initial training. As a result, six autobiographical narratives were developed that sought to explore the nuances of the initial training of a bachelor’s student in Biological Sciences, considering issues such as: paths to entering undergraduate studies; formative experiences during the bachelor’s degree; difficulties during the COVID-19 pandemic and after it; dealing with anxiety; challenges in carrying out the Final Course Work; distances and approximations between what is learned and what moves in the job market. Finally, the power of autobiographical research is highlighted to demonstrate the challenges that need to be addressed and the formative possibilities that need to be enhanced.
Palavras-chave: Formação Universitária
Bacharelado em Ciências Biológicas
Pesquisa Autobiográfica
University Education
Bachelor’s Degree in Biological Sciences
Autobiographical Research
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: BATISTA, Willian Beneticto. Caminhos, potências e percalços na formação inicial de um biólogo bacharel: um estudo autobiográfico. 2025. 9 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45612
Data de defesa: 9-Mai-2025
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Biológicas (Ituiutaba / Pontal)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CaminhosPotênciasPercalços .pdfTCC223.12 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.