Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45612
Document type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | Caminhos, potências e percalços na formação inicial de um biólogo bacharel: um estudo autobiográfico |
Author: | Batista, Willian Benedicto |
First Advisor: | Sales, Tiago Amaral |
First member of the Committee: | Rigue, Fernanda Monteira |
Second member of the Committee: | Pereira, Franklin Kaic Dutra |
Summary: | Muitas dificuldades e belezas atravessam a formação inicial de profissionais que ocorre em cursos de graduação nas Instituições de Ensino Superior. Este trabalho objetivou atentar-se às potências e aos percalços formativos durante a experiência de um bacharelando em Ciências Biológicas na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Campus Pontal. Por meio de uma metodologia de pesquisa autobiográfica, buscou-se evidenciar os caminhos formativos, refletir através das vivências estudantis e pensar de maneira problematizadora e propositiva nas questões que se mostram como barreiras e incentivos na formação inicial. Como resultados, movimentou-se seis narrativas autobiográficas que desejaram percorrer nuances da formação inicial de um bacharelando em Ciências Biológicas, pensando em questões como: caminhos até ingressar na graduação; experiências formativas durante o bacharelado; dificuldades ao longo da pandemia de covid-19 e após a mesma; lidar com a ansiedade; desafios para realizar o Trabalho de Conclusão de Curso; distâncias e aproximações entre o que se aprende e o que se movimenta no mercado de trabalho. Por fim, ressalta-se a potência do investigar autobiográfico para evidenciar os desafios a serem cuidados e as possibilidades formativas a serem potencializadas. |
Abstract: | Many difficulties and beauties are present in the initial training of professionals that takes place in undergraduate courses at Higher Education Institutions. This work aimed to pay attention to the formative strengths and setbacks during the experience of a bachelor’s student in Biological Sciences at the Federal University of Uberlândia (UFU), Pontal Campus. Through an autobiographical research methodology, we sought to highlight the formative paths, reflect on student experiences and think in a problematizing and proactive way about the issues that appear as barriers and incentives in initial training. As a result, six autobiographical narratives were developed that sought to explore the nuances of the initial training of a bachelor’s student in Biological Sciences, considering issues such as: paths to entering undergraduate studies; formative experiences during the bachelor’s degree; difficulties during the COVID-19 pandemic and after it; dealing with anxiety; challenges in carrying out the Final Course Work; distances and approximations between what is learned and what moves in the job market. Finally, the power of autobiographical research is highlighted to demonstrate the challenges that need to be addressed and the formative possibilities that need to be enhanced. |
Keywords: | Formação Universitária Bacharelado em Ciências Biológicas Pesquisa Autobiográfica University Education Bachelor’s Degree in Biological Sciences Autobiographical Research |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Quote: | BATISTA, Willian Beneticto. Caminhos, potências e percalços na formação inicial de um biólogo bacharel: um estudo autobiográfico. 2025. 9 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2025. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45612 |
Date of defense: | 9-May-2025 |
Appears in Collections: | TCC - Ciências Biológicas (Ituiutaba / Pontal) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
CaminhosPotênciasPercalços .pdf | TCC | 223.12 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.