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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45606| Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| Título: | Memórias de mim: estradas e encruzilhadas no tornar-me professora |
| Autor(es): | Silva, Thaís de Oliveira Guimarães da |
| Primeiro orientador: | Santos, Welson Barbosa |
| Primeiro membro da banca: | Souza, Paulo Vitor Teodoro de |
| Segundo membro da banca: | Silva, Lilian Calaça da |
| Resumo: | Penso que o ambiente escolar tem o seu próprio ecossistema, local onde passamos os primeiros anos de nossas vidas indo à escola para aprender a ler, a escrever e a conhecer os fatos históricos e todos os componentes curriculares para formação do indivíduo. Contudo, a escola não é apenas um local para se adquirir conhecimento, mas também onde formamos parte de nossa individualidade e identidade. A partir dessa reflexão inicial, considerando a construção da identidade e da repercussão e ampliação dos debates em relação à formação de professores, digo que esta escrita, estudo e pesquisa é de perfil qualitativo, até porque a escrita é sobre como esses processos podem ser percebidos por mim. O trabalho ensaia sobre os debates que o Grupo de Pesquisa em Educação em Masculinidade, Cultura e Subjetividade – GPEMCS realiza e envolve um pouco dessas reflexões sobre a forma como a construção de gênero é percebida e enquadrada. Sobre a escrita, trata-se de um texto centrado no campo das Ciências Humanas, que baseia-se em referências bibliográficas revisitadas e na autoetnografia contidas nas narrativas daquilo que vivi-produzi. Assim, busquei refletir sobre o universo entrecruzado e particular, pensado para os gêneros, suas concepções, prescrições, embates na Educação, na formação de professores e, consequentemente, em outras esferas sociais. Ainda, na forma como alguns processos de formação do saber para a docência ocorreram em minha formação, como a produção de Modelos Tridimensionais Reais (modelos 3DR) para o ensino da biologia. Nisso, uma consideração a se fazer é que tornar-se professor é bem mais que passar por processos de sistematização de saberes; é aprender a entendê-los e fazê-los entendíveis, quando consideramos a escola. |
| Abstract: | I believe that the school environment has its own ecosystem, a place where we spend the first years of our lives going to school to learn how to read, write, learn about historical facts and all the curricular components for the formation of the individual. However, school is not only a place to acquire knowledge, but also a place where we form part of our individuality and identity. Based on this initial reflection, considering the construction of identity and the repercussion and expansion of debates regarding teacher training, I say that this writing as a study and research has a qualitative profile, especially because the writing is about how these processes can be perceived by me. The work essays on the debates that the Research Group on Education in Masculinity, Culture and Subjectivity – GPEMCS carries out and involves a little of this debate on the way the construction of gender is perceived and framed. It is a text centered on the field of Human Sciences, which is based on revisited bibliographical references, as well as on autobiography and autoethnography, contained in the narratives of what I experienced. Thus, I sought to reflect on the intertwined and particular universe conceived for genders, their conceptions, prescriptions, clashes in the field of education and teacher training and, consequently, in other social spheres. In the way in which some processes of knowledge formation for teaching occurred in my training, such as the production of real threedimensional models (3DR models) for teaching biology. In this regard, one consideration to make is that becoming a teacher is much more than going through processes of systematizing knowledg |
| Palavras-chave: | Identidade Docilização de corpos Escola Educação Feminino Identity education femininity |
| Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Referência: | SILVA, Thaís de Oliveira Guimarães. Memórias de mim: estradas e encruzilhadas no tornar-me professora. 2025. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45606 |
| Data de defesa: | 27-Mar-2025 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Ciências Biológicas (Ituiutaba / Pontal) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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