Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45606
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorSilva, Thaís de Oliveira Guimarães da-
dc.date.accessioned2025-05-14T17:46:58Z-
dc.date.available2025-05-14T17:46:58Z-
dc.date.issued2025-03-27-
dc.identifier.citationSILVA, Thaís de Oliveira Guimarães. Memórias de mim: estradas e encruzilhadas no tornar-me professora. 2025. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45606-
dc.description.abstractI believe that the school environment has its own ecosystem, a place where we spend the first years of our lives going to school to learn how to read, write, learn about historical facts and all the curricular components for the formation of the individual. However, school is not only a place to acquire knowledge, but also a place where we form part of our individuality and identity. Based on this initial reflection, considering the construction of identity and the repercussion and expansion of debates regarding teacher training, I say that this writing as a study and research has a qualitative profile, especially because the writing is about how these processes can be perceived by me. The work essays on the debates that the Research Group on Education in Masculinity, Culture and Subjectivity – GPEMCS carries out and involves a little of this debate on the way the construction of gender is perceived and framed. It is a text centered on the field of Human Sciences, which is based on revisited bibliographical references, as well as on autobiography and autoethnography, contained in the narratives of what I experienced. Thus, I sought to reflect on the intertwined and particular universe conceived for genders, their conceptions, prescriptions, clashes in the field of education and teacher training and, consequently, in other social spheres. In the way in which some processes of knowledge formation for teaching occurred in my training, such as the production of real threedimensional models (3DR models) for teaching biology. In this regard, one consideration to make is that becoming a teacher is much more than going through processes of systematizing knowledgpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectDocilização de corpospt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectFemininopt_BR
dc.subjectIdentitypt_BR
dc.subjecteducationpt_BR
dc.subjectfemininitypt_BR
dc.titleMemórias de mim: estradas e encruzilhadas no tornar-me professorapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Welson Barbosa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8599430884006372pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Paulo Vitor Teodoro de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9812092792083903pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Lilian Calaça da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4710967164987197pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9408952245232177pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoPenso que o ambiente escolar tem o seu próprio ecossistema, local onde passamos os primeiros anos de nossas vidas indo à escola para aprender a ler, a escrever e a conhecer os fatos históricos e todos os componentes curriculares para formação do indivíduo. Contudo, a escola não é apenas um local para se adquirir conhecimento, mas também onde formamos parte de nossa individualidade e identidade. A partir dessa reflexão inicial, considerando a construção da identidade e da repercussão e ampliação dos debates em relação à formação de professores, digo que esta escrita, estudo e pesquisa é de perfil qualitativo, até porque a escrita é sobre como esses processos podem ser percebidos por mim. O trabalho ensaia sobre os debates que o Grupo de Pesquisa em Educação em Masculinidade, Cultura e Subjetividade – GPEMCS realiza e envolve um pouco dessas reflexões sobre a forma como a construção de gênero é percebida e enquadrada. Sobre a escrita, trata-se de um texto centrado no campo das Ciências Humanas, que baseia-se em referências bibliográficas revisitadas e na autoetnografia contidas nas narrativas daquilo que vivi-produzi. Assim, busquei refletir sobre o universo entrecruzado e particular, pensado para os gêneros, suas concepções, prescrições, embates na Educação, na formação de professores e, consequentemente, em outras esferas sociais. Ainda, na forma como alguns processos de formação do saber para a docência ocorreram em minha formação, como a produção de Modelos Tridimensionais Reais (modelos 3DR) para o ensino da biologia. Nisso, uma consideração a se fazer é que tornar-se professor é bem mais que passar por processos de sistematização de saberes; é aprender a entendê-los e fazê-los entendíveis, quando consideramos a escola.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseCiências Biológicaspt_BR
dc.sizeorduration47pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
Aparece en las colecciones:TCC - Ciências Biológicas (Ituiutaba / Pontal)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Memóriasmimestradas.pdf497.89 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.