Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45606
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Memórias de mim: estradas e encruzilhadas no tornar-me professora
Author: Silva, Thaís de Oliveira Guimarães da
First Advisor: Santos, Welson Barbosa
First member of the Committee: Souza, Paulo Vitor Teodoro de
Second member of the Committee: Silva, Lilian Calaça da
Summary: Penso que o ambiente escolar tem o seu próprio ecossistema, local onde passamos os primeiros anos de nossas vidas indo à escola para aprender a ler, a escrever e a conhecer os fatos históricos e todos os componentes curriculares para formação do indivíduo. Contudo, a escola não é apenas um local para se adquirir conhecimento, mas também onde formamos parte de nossa individualidade e identidade. A partir dessa reflexão inicial, considerando a construção da identidade e da repercussão e ampliação dos debates em relação à formação de professores, digo que esta escrita, estudo e pesquisa é de perfil qualitativo, até porque a escrita é sobre como esses processos podem ser percebidos por mim. O trabalho ensaia sobre os debates que o Grupo de Pesquisa em Educação em Masculinidade, Cultura e Subjetividade – GPEMCS realiza e envolve um pouco dessas reflexões sobre a forma como a construção de gênero é percebida e enquadrada. Sobre a escrita, trata-se de um texto centrado no campo das Ciências Humanas, que baseia-se em referências bibliográficas revisitadas e na autoetnografia contidas nas narrativas daquilo que vivi-produzi. Assim, busquei refletir sobre o universo entrecruzado e particular, pensado para os gêneros, suas concepções, prescrições, embates na Educação, na formação de professores e, consequentemente, em outras esferas sociais. Ainda, na forma como alguns processos de formação do saber para a docência ocorreram em minha formação, como a produção de Modelos Tridimensionais Reais (modelos 3DR) para o ensino da biologia. Nisso, uma consideração a se fazer é que tornar-se professor é bem mais que passar por processos de sistematização de saberes; é aprender a entendê-los e fazê-los entendíveis, quando consideramos a escola.
Abstract: I believe that the school environment has its own ecosystem, a place where we spend the first years of our lives going to school to learn how to read, write, learn about historical facts and all the curricular components for the formation of the individual. However, school is not only a place to acquire knowledge, but also a place where we form part of our individuality and identity. Based on this initial reflection, considering the construction of identity and the repercussion and expansion of debates regarding teacher training, I say that this writing as a study and research has a qualitative profile, especially because the writing is about how these processes can be perceived by me. The work essays on the debates that the Research Group on Education in Masculinity, Culture and Subjectivity – GPEMCS carries out and involves a little of this debate on the way the construction of gender is perceived and framed. It is a text centered on the field of Human Sciences, which is based on revisited bibliographical references, as well as on autobiography and autoethnography, contained in the narratives of what I experienced. Thus, I sought to reflect on the intertwined and particular universe conceived for genders, their conceptions, prescriptions, clashes in the field of education and teacher training and, consequently, in other social spheres. In the way in which some processes of knowledge formation for teaching occurred in my training, such as the production of real threedimensional models (3DR models) for teaching biology. In this regard, one consideration to make is that becoming a teacher is much more than going through processes of systematizing knowledg
Keywords: Identidade
Docilização de corpos
Escola
Educação
Feminino
Identity
education
femininity
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: SILVA, Thaís de Oliveira Guimarães. Memórias de mim: estradas e encruzilhadas no tornar-me professora. 2025. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45606
Date of defense: 27-Mar-2025
Appears in Collections:TCC - Ciências Biológicas (Ituiutaba / Pontal)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Memóriasmimestradas.pdf497.89 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.