Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45589
ORCID:  http://orcid.org/0009-0003-3291-0447
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Educar com Gaia: Aprender e entrar e relação com uma Terra/terra viva e ferida em tempos de desastres
Título(s) alternativo(s): Educating with Gaia: Learning and entering into relationship with a living and wounded Earth/land in times of disaster
Primeiro orientador: Sales, Tiago Amaral
Primeiro membro da banca: Dias, Susana Oliveira
Segundo membro da banca: Rigue, Fernanda Monteiro
Resumo: Este trabalho acontece a partir de uma proposição artístico-criativa inter/transdisciplinar ligada à educação em ciências e biologia, movimenta reflexões problematizadoras e sensíveis acerca das relações entre seres humanos, não humanos e a Terra/terra, entendida como um organismo vivo, a partir da perspectiva da Teoria de Gaia e dos Estudos Multiespécies. Em um contexto de impactos climáticos e desastres ambientais, o estudo investiga possibilidades de educar com a Terra/terra mobilizando conhecimentos científicos, saberes tradicionais e criações artísticas. A pesquisa foi desenvolvida por meio de práticas criativas denominadas Mesas de Trabalho com Gaia, que ocorreram em contextos educativos da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Campus Pontal. Nessas mesas, os participantes-artistas foram convidados a criar a partir de materiais disparadores, em experiências que buscavam estreitar os vínculos afetivos com a Terra/terra. O objetivo foi promover uma educação mais sensível que estimule a escuta, o cuidado e a percepção da vida em múltiplas formas, em seus entrelaçamentos entre seres humanos e não humanos. A proposta rompe com a lógica antropocêntrica da ciência moderna e defende uma abordagem inter/transdisciplinar que reconhece a Terra/terra não como recurso, mas como parente. As criações realizadas nas Mesas de Trabalho com Gaia, revelam um modo de aprender com Gaia baseado no sensível, no coletivo e no artístico, no poético que se emaranha com o científico e o cultural. A Terra é reconhecida como viva e sagrada, mesmo que ferida, demandando outras formas de relação e de cuidado multiespécie para além dos movimentos capitalistas neoliberais. O trabalho é, assim, um convite à reconexão com os territórios, com o planeta e consigo mesmo, em meio às mutações climáticas.
Abstract: This work, based on an artistic proposition linked to science and biology education, moves problematizing and sensitive reflections on the relationships between human beings, non-human beings and the Earth/land, understood as a living organism, from the perspective of Gaia Theory and Multispecies Studies. In a context of climate impacts and environmental disasters, the study investigates possibilities of educating with the Earth/land by mobilizing scientific knowledge, traditional knowledge and artistic creations. The research was developed through creative practices called Gaia Work Tables, which took place in educational contexts at the Federal University of Uberlândia (UFU), Campus Pontal. At these tables, the participating artists were invited to create from triggering materials, in experiences that sought to strengthen affective bonds with the Earth/land. The objective was to promote a more sensitive education that stimulates listening, care and perception of life in multiple forms, in its intertwining between human and non-human beings. The proposal breaks with the anthropocentric logic of modern science and advocates an inter/transdisciplinary approach that recognizes the Earth/land not as a resource, but as a relative. The creations made at the Gaia Working Groups reveal a way of learning from Gaia based on the sensitive, the collective and the artistic, the poetic that entangles with the scientific and the cultural. The Earth is recognized as alive, wounded and sacred, demanding other forms of relationship and care beyond neoliberal capitalist movements. The work is, therefore, an invitation to reconnect with the territories, with the planet and with oneself, amidst climate change.
Palavras-chave: Educação em Ciências e Biologia
Criação Artística
Terra
Gaia
Mesas de Trabalho
Education in Science and Biology
Artistic Creation
Earth
Gaia
Work Table
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: SANTOS, Mike Nascimento. Educar com Gaia: Aprender e entrar e relação com uma Terra/terra viva e ferida em tempos de desastres. 2025, 40fl. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Ituitaba, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45589
Data de defesa: 9-Mai-2025
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Biológicas (Ituiutaba / Pontal)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EducarGaiaAprender.pdf4.01 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons