Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45589
ORCID: | ![]() |
Document type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | Educar com Gaia: Aprender e entrar e relação com uma Terra/terra viva e ferida em tempos de desastres |
Alternate title (s): | Educating with Gaia: Learning and entering into relationship with a living and wounded Earth/land in times of disaster |
First Advisor: | Sales, Tiago Amaral |
First member of the Committee: | Dias, Susana Oliveira |
Second member of the Committee: | Rigue, Fernanda Monteiro |
Summary: | Este trabalho acontece a partir de uma proposição artístico-criativa inter/transdisciplinar ligada à educação em ciências e biologia, movimenta reflexões problematizadoras e sensíveis acerca das relações entre seres humanos, não humanos e a Terra/terra, entendida como um organismo vivo, a partir da perspectiva da Teoria de Gaia e dos Estudos Multiespécies. Em um contexto de impactos climáticos e desastres ambientais, o estudo investiga possibilidades de educar com a Terra/terra mobilizando conhecimentos científicos, saberes tradicionais e criações artísticas. A pesquisa foi desenvolvida por meio de práticas criativas denominadas Mesas de Trabalho com Gaia, que ocorreram em contextos educativos da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Campus Pontal. Nessas mesas, os participantes-artistas foram convidados a criar a partir de materiais disparadores, em experiências que buscavam estreitar os vínculos afetivos com a Terra/terra. O objetivo foi promover uma educação mais sensível que estimule a escuta, o cuidado e a percepção da vida em múltiplas formas, em seus entrelaçamentos entre seres humanos e não humanos. A proposta rompe com a lógica antropocêntrica da ciência moderna e defende uma abordagem inter/transdisciplinar que reconhece a Terra/terra não como recurso, mas como parente. As criações realizadas nas Mesas de Trabalho com Gaia, revelam um modo de aprender com Gaia baseado no sensível, no coletivo e no artístico, no poético que se emaranha com o científico e o cultural. A Terra é reconhecida como viva e sagrada, mesmo que ferida, demandando outras formas de relação e de cuidado multiespécie para além dos movimentos capitalistas neoliberais. O trabalho é, assim, um convite à reconexão com os territórios, com o planeta e consigo mesmo, em meio às mutações climáticas. |
Abstract: | This work, based on an artistic proposition linked to science and biology education, moves problematizing and sensitive reflections on the relationships between human beings, non-human beings and the Earth/land, understood as a living organism, from the perspective of Gaia Theory and Multispecies Studies. In a context of climate impacts and environmental disasters, the study investigates possibilities of educating with the Earth/land by mobilizing scientific knowledge, traditional knowledge and artistic creations. The research was developed through creative practices called Gaia Work Tables, which took place in educational contexts at the Federal University of Uberlândia (UFU), Campus Pontal. At these tables, the participating artists were invited to create from triggering materials, in experiences that sought to strengthen affective bonds with the Earth/land. The objective was to promote a more sensitive education that stimulates listening, care and perception of life in multiple forms, in its intertwining between human and non-human beings. The proposal breaks with the anthropocentric logic of modern science and advocates an inter/transdisciplinary approach that recognizes the Earth/land not as a resource, but as a relative. The creations made at the Gaia Working Groups reveal a way of learning from Gaia based on the sensitive, the collective and the artistic, the poetic that entangles with the scientific and the cultural. The Earth is recognized as alive, wounded and sacred, demanding other forms of relationship and care beyond neoliberal capitalist movements. The work is, therefore, an invitation to reconnect with the territories, with the planet and with oneself, amidst climate change. |
Keywords: | Educação em Ciências e Biologia Criação Artística Terra Gaia Mesas de Trabalho Education in Science and Biology Artistic Creation Earth Gaia Work Table |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Quote: | SANTOS, Mike Nascimento. Educar com Gaia: Aprender e entrar e relação com uma Terra/terra viva e ferida em tempos de desastres. 2025, 40fl. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Ituitaba, 2025. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45589 |
Date of defense: | 9-May-2025 |
Appears in Collections: | TCC - Ciências Biológicas (Ituiutaba / Pontal) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
EducarGaiaAprender.pdf | 4.01 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License