Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45589
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.date.accessioned2025-05-14T14:21:59Z-
dc.date.available2025-05-14T14:21:59Z-
dc.date.issued2025-05-09-
dc.identifier.citationSANTOS, Mike Nascimento. Educar com Gaia: Aprender e entrar e relação com uma Terra/terra viva e ferida em tempos de desastres. 2025, 40fl. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Ituitaba, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45589-
dc.description.abstractThis work, based on an artistic proposition linked to science and biology education, moves problematizing and sensitive reflections on the relationships between human beings, non-human beings and the Earth/land, understood as a living organism, from the perspective of Gaia Theory and Multispecies Studies. In a context of climate impacts and environmental disasters, the study investigates possibilities of educating with the Earth/land by mobilizing scientific knowledge, traditional knowledge and artistic creations. The research was developed through creative practices called Gaia Work Tables, which took place in educational contexts at the Federal University of Uberlândia (UFU), Campus Pontal. At these tables, the participating artists were invited to create from triggering materials, in experiences that sought to strengthen affective bonds with the Earth/land. The objective was to promote a more sensitive education that stimulates listening, care and perception of life in multiple forms, in its intertwining between human and non-human beings. The proposal breaks with the anthropocentric logic of modern science and advocates an inter/transdisciplinary approach that recognizes the Earth/land not as a resource, but as a relative. The creations made at the Gaia Working Groups reveal a way of learning from Gaia based on the sensitive, the collective and the artistic, the poetic that entangles with the scientific and the cultural. The Earth is recognized as alive, wounded and sacred, demanding other forms of relationship and care beyond neoliberal capitalist movements. The work is, therefore, an invitation to reconnect with the territories, with the planet and with oneself, amidst climate change.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/us/*
dc.subjectEducação em Ciências e Biologiapt_BR
dc.subjectCriação Artísticapt_BR
dc.subjectTerrapt_BR
dc.subjectGaiapt_BR
dc.subjectMesas de Trabalhopt_BR
dc.subjectEducation in Science and Biologypt_BR
dc.subjectArtistic Creationpt_BR
dc.subjectEarthpt_BR
dc.subjectGaiapt_BR
dc.subjectWork Tablept_BR
dc.titleEducar com Gaia: Aprender e entrar e relação com uma Terra/terra viva e ferida em tempos de desastrespt_BR
dc.title.alternativeEducating with Gaia: Learning and entering into relationship with a living and wounded Earth/land in times of disasterpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Sales, Tiago Amaral-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2295345372533795pt_BR
dc.contributor.referee1Dias, Susana Oliveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5698405999655776pt_BR
dc.contributor.referee2Rigue, Fernanda Monteiro-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1520364228695308pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4043174905224052pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho acontece a partir de uma proposição artístico-criativa inter/transdisciplinar ligada à educação em ciências e biologia, movimenta reflexões problematizadoras e sensíveis acerca das relações entre seres humanos, não humanos e a Terra/terra, entendida como um organismo vivo, a partir da perspectiva da Teoria de Gaia e dos Estudos Multiespécies. Em um contexto de impactos climáticos e desastres ambientais, o estudo investiga possibilidades de educar com a Terra/terra mobilizando conhecimentos científicos, saberes tradicionais e criações artísticas. A pesquisa foi desenvolvida por meio de práticas criativas denominadas Mesas de Trabalho com Gaia, que ocorreram em contextos educativos da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Campus Pontal. Nessas mesas, os participantes-artistas foram convidados a criar a partir de materiais disparadores, em experiências que buscavam estreitar os vínculos afetivos com a Terra/terra. O objetivo foi promover uma educação mais sensível que estimule a escuta, o cuidado e a percepção da vida em múltiplas formas, em seus entrelaçamentos entre seres humanos e não humanos. A proposta rompe com a lógica antropocêntrica da ciência moderna e defende uma abordagem inter/transdisciplinar que reconhece a Terra/terra não como recurso, mas como parente. As criações realizadas nas Mesas de Trabalho com Gaia, revelam um modo de aprender com Gaia baseado no sensível, no coletivo e no artístico, no poético que se emaranha com o científico e o cultural. A Terra é reconhecida como viva e sagrada, mesmo que ferida, demandando outras formas de relação e de cuidado multiespécie para além dos movimentos capitalistas neoliberais. O trabalho é, assim, um convite à reconexão com os territórios, com o planeta e consigo mesmo, em meio às mutações climáticas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseCiências Biológicaspt_BR
dc.sizeorduration40pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.orcid.putcode184100103-
Appears in Collections:TCC - Ciências Biológicas (Ituiutaba / Pontal)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EducarGaiaAprender.pdf4.01 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons