Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45574
ORCID:  http://orcid.org/0009-0005-9370-5898
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Sequência didática para abordagem do tema biomas no Ensino Fundamental
Autor(es): Castro, Anna Laura Silva de
Primeiro orientador: Pereira, Francielle Amâncio
Primeiro membro da banca: Pereira, Francielle Amâncio
Segundo membro da banca: Sampaio, Diana Salles
Terceiro membro da banca: Antonello, Mariana
Resumo: O ensino de ciências passou por diversas fases até chegar a sua forma atual, assim como as tecnologias que também avançaram com o passar dos anos. Por isso o presente trabalho teve como objetivo desenvolver e avaliar uma sequência didática sobre biomas, baseada em uma proposta ativa de ensino com o uso de tecnologias da educação, para os sétimos anos na Escola Estadual de Uberlândia. Para isso, foram planejadas três aulas. A primeira consistiu em uma pesquisa digital sobre o tema, a segunda em uma socialização da pesquisa feita e a terceira em um jogo na plataforma online Kahoot, em que foi avaliada a aprendizagem dos participantes. Foi possível perceber que os estudantes se sentem mais empolgados e motivados quando a aula sai da sala de aula tradicional e com a avaliação em forma de jogo online, o que foi algo divertido e ao mesmo tempo didático. Por isso conclui que apesar das dificuldades de se incluir recursos didáticos diferentes e metodologias ativas na rotina da escola tais recurso são essenciais para o ensino-aprendizagem dos jovens atualmente, já que estes nasceram em um mundo repleto de tecnologia e tais recursos podem ser realmente efetivos.
Abstract: Science education has gone through several stages before reaching its current form, just as technology has also advanced over the years. Therefore, the objective of this study was to develop and evaluate a teaching sequence on biomes, based on an active teaching approach using educational technologies, aimed at seventh-grade students at the State School of Uberlândia. To this end, three lessons were planned. The first consisted of a digital research activity on the topic; the second involved the sharing and discussion of the research findings; and the third included a game on the online platform Kahoot, which was used to assess the participants' learning. It was observed that students feel more enthusiastic and motivated when the lesson moves beyond the traditional classroom setting, especially when assessment is carried out through an online game, which proved to be both enjoyable and educational. Thus, it can be concluded that, despite the challenges of incorporating diverse didactic resources and active methodologies into the school routine, such tools are essential for the teaching and learning process of today’s youth, as they were born into a world full of technology and these resources can be truly effective.
Palavras-chave: Metodologias ativas; Recursos didáticos; Tecnologias da informação e da comunicação (TIC); Jogos digitais
Active methodologies; Teaching resources; Information and Communication Technologies (ICT); Digital games.
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: CASTRO, Anna Laura Silva de. Sequência didática para abordagem do tema biomas no Ensino Fundamental. 2025. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45574
Data de defesa: 25-Abr-2025
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Sequênciadidáticaabordagem.pdfTCC1.36 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.