Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45574
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorCastro, Anna Laura Silva de-
dc.date.accessioned2025-05-14T11:48:55Z-
dc.date.available2025-05-14T11:48:55Z-
dc.date.issued2025-04-25-
dc.identifier.citationCASTRO, Anna Laura Silva de. Sequência didática para abordagem do tema biomas no Ensino Fundamental. 2025. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45574-
dc.description.abstractScience education has gone through several stages before reaching its current form, just as technology has also advanced over the years. Therefore, the objective of this study was to develop and evaluate a teaching sequence on biomes, based on an active teaching approach using educational technologies, aimed at seventh-grade students at the State School of Uberlândia. To this end, three lessons were planned. The first consisted of a digital research activity on the topic; the second involved the sharing and discussion of the research findings; and the third included a game on the online platform Kahoot, which was used to assess the participants' learning. It was observed that students feel more enthusiastic and motivated when the lesson moves beyond the traditional classroom setting, especially when assessment is carried out through an online game, which proved to be both enjoyable and educational. Thus, it can be concluded that, despite the challenges of incorporating diverse didactic resources and active methodologies into the school routine, such tools are essential for the teaching and learning process of today’s youth, as they were born into a world full of technology and these resources can be truly effective.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMetodologias ativas; Recursos didáticos; Tecnologias da informação e da comunicação (TIC); Jogos digitaispt_BR
dc.subjectActive methodologies; Teaching resources; Information and Communication Technologies (ICT); Digital games.pt_BR
dc.titleSequência didática para abordagem do tema biomas no Ensino Fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Pereira, Francielle Amâncio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4781430799596686pt_BR
dc.contributor.referee1Pereira, Francielle Amâncio-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4781430799596686pt_BR
dc.contributor.referee2Sampaio, Diana Salles-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7724989442153807pt_BR
dc.contributor.referee3Antonello, Mariana-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/3704784414736167pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO ensino de ciências passou por diversas fases até chegar a sua forma atual, assim como as tecnologias que também avançaram com o passar dos anos. Por isso o presente trabalho teve como objetivo desenvolver e avaliar uma sequência didática sobre biomas, baseada em uma proposta ativa de ensino com o uso de tecnologias da educação, para os sétimos anos na Escola Estadual de Uberlândia. Para isso, foram planejadas três aulas. A primeira consistiu em uma pesquisa digital sobre o tema, a segunda em uma socialização da pesquisa feita e a terceira em um jogo na plataforma online Kahoot, em que foi avaliada a aprendizagem dos participantes. Foi possível perceber que os estudantes se sentem mais empolgados e motivados quando a aula sai da sala de aula tradicional e com a avaliação em forma de jogo online, o que foi algo divertido e ao mesmo tempo didático. Por isso conclui que apesar das dificuldades de se incluir recursos didáticos diferentes e metodologias ativas na rotina da escola tais recurso são essenciais para o ensino-aprendizagem dos jovens atualmente, já que estes nasceram em um mundo repleto de tecnologia e tais recursos podem ser realmente efetivos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseCiências Biológicaspt_BR
dc.sizeorduration47pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.orcid.putcode184099427-
Aparece en las colecciones:TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Sequênciadidáticaabordagem.pdfTCC1.36 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.