Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45550
ORCID:  http://orcid.org/0009-0001-2052-1861
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Aspectos mais importantes para a frequência dos torcedores em estádios de futebol:uma comparação entre estudos de 2021 e 2024
Título (s) alternativo (s): Most Important Factors for Soccer Fans' Attendance at Stadiums: A Comparison Between Studies from 2021 and 2024
Autor: Azarias, Luiz Claudio Fernandes
Primer orientador: Fagundes, André Francisco Alcântara
Primer miembro de la banca: Paula, Renata Rodrigues Daher
Segundo miembro de la banca: Balbino, Raul de Freitas
Resumen: Utilizando o modelo de Fagundes (2013), e comparando com estudo anterior (Guimarães, 2021), esta pesquisa teve como objetivo identificar os aspectos considerados pelos torcedores como mais importantes na decisão de frequentarem e retornarem a estádios de futebol. O estudo é descritivo, de corte transversal, do tipo quantitativo. Foi utilizado como método Survey para a coleta dos dados, sendo assim, a pesquisa de campo permitiu coletar informações diretamente dos torcedores considerando diferentes estádios brasileiros, e mais predominante na localização de Uberlândia (Minas Gerais). Os resultados indicam que, embora existam pequenas variações nos fatores considerados mais relevantes ao longo do tempo, a lealdade, o amor e a identificação com o time continuam sendo os principais impulsionadores do retorno dos torcedores aos estádios. Além disso, observou-se um aumento na preocupação com a infraestrutura e higiene, refletindo as novas exigências dos consumidores. O estudo contribui para uma compreensão mais aprofundada dos elementos que motivam a presença do público nos estádios, reforçando a necessidade de estratégias de gestão esportiva que fortaleçam o vínculo emocional entre torcedores e clubes, além de melhorias estruturais para proporcionar experiências mais seguras e agradáveis.
Abstract: Based on the model proposed by Fagundes (2013) and in comparison, with a previous study (Guimarães, 2021), this research aimed to identify the aspects considered most important by football fans when deciding to attend and return to stadiums. This is a descriptive, crosssectional, and quantitative study. A survey method was used for data collection, allowing for direct input from fans across different Brazilian stadiums, with a predominance in Uberlandia (Minas Gerais). The results show that, although there are slight changes in the most relevant factors over time, loyalty, love, and identification with the team remain the main drivers of fans return to stadiums. Furthermore, there has been an increased concern with infrastructure and hygiene, reflecting the evolving expectations of consumers. This study contributes to a deeper understanding of the elements that influence stadium attendance, highlighting the need for sports management strategies that strengthen the emotional bond between fans and clubs, in addition to structural improvements to ensure safer and more enjoyable experiences.
Palabras clave: Torcedores
Futebol
Frequência
Gestão esportiva
Estádios
Fans
Stadiums
Football
Attendance
Sports management
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: AZARIAS, Luiz Claudio Fernandes. Aspectos mais importantes para a frequência dos torcedores em estádios de futebol:uma comparação entre estudos de 2021 e 2024.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45550
Fecha de defensa: 28-abr-2025
Aparece en las colecciones:TCC - Administração (Uberlândia)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
AspectosImportantesFrequência.pdf448.2 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons