Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45550
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorAzarias, Luiz Claudio Fernandes-
dc.date.accessioned2025-05-13T17:24:19Z-
dc.date.available2025-05-13T17:24:19Z-
dc.date.issued2025-04-28-
dc.identifier.citationAZARIAS, Luiz Claudio Fernandes. Aspectos mais importantes para a frequência dos torcedores em estádios de futebol:uma comparação entre estudos de 2021 e 2024.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45550-
dc.description.abstractBased on the model proposed by Fagundes (2013) and in comparison, with a previous study (Guimarães, 2021), this research aimed to identify the aspects considered most important by football fans when deciding to attend and return to stadiums. This is a descriptive, crosssectional, and quantitative study. A survey method was used for data collection, allowing for direct input from fans across different Brazilian stadiums, with a predominance in Uberlandia (Minas Gerais). The results show that, although there are slight changes in the most relevant factors over time, loyalty, love, and identification with the team remain the main drivers of fans return to stadiums. Furthermore, there has been an increased concern with infrastructure and hygiene, reflecting the evolving expectations of consumers. This study contributes to a deeper understanding of the elements that influence stadium attendance, highlighting the need for sports management strategies that strengthen the emotional bond between fans and clubs, in addition to structural improvements to ensure safer and more enjoyable experiences.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectTorcedorespt_BR
dc.subjectFutebolpt_BR
dc.subjectFrequênciapt_BR
dc.subjectGestão esportivapt_BR
dc.subjectEstádiospt_BR
dc.subjectFanspt_BR
dc.subjectStadiumspt_BR
dc.subjectFootballpt_BR
dc.subjectAttendancept_BR
dc.subjectSports managementpt_BR
dc.titleAspectos mais importantes para a frequência dos torcedores em estádios de futebol:uma comparação entre estudos de 2021 e 2024pt_BR
dc.title.alternativeMost Important Factors for Soccer Fans' Attendance at Stadiums: A Comparison Between Studies from 2021 and 2024pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Fagundes, André Francisco Alcântara-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4605993276758331pt_BR
dc.contributor.referee1Paula, Renata Rodrigues Daher-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3828942548356975pt_BR
dc.contributor.referee2Balbino, Raul de Freitas-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7973201245380636pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoUtilizando o modelo de Fagundes (2013), e comparando com estudo anterior (Guimarães, 2021), esta pesquisa teve como objetivo identificar os aspectos considerados pelos torcedores como mais importantes na decisão de frequentarem e retornarem a estádios de futebol. O estudo é descritivo, de corte transversal, do tipo quantitativo. Foi utilizado como método Survey para a coleta dos dados, sendo assim, a pesquisa de campo permitiu coletar informações diretamente dos torcedores considerando diferentes estádios brasileiros, e mais predominante na localização de Uberlândia (Minas Gerais). Os resultados indicam que, embora existam pequenas variações nos fatores considerados mais relevantes ao longo do tempo, a lealdade, o amor e a identificação com o time continuam sendo os principais impulsionadores do retorno dos torcedores aos estádios. Além disso, observou-se um aumento na preocupação com a infraestrutura e higiene, refletindo as novas exigências dos consumidores. O estudo contribui para uma compreensão mais aprofundada dos elementos que motivam a presença do público nos estádios, reforçando a necessidade de estratégias de gestão esportiva que fortaleçam o vínculo emocional entre torcedores e clubes, além de melhorias estruturais para proporcionar experiências mais seguras e agradáveis.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseAdministraçãopt_BR
dc.sizeorduration26pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.orcid.putcode184023321-
Appears in Collections:TCC - Administração (Uberlândia)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AspectosImportantesFrequência.pdf448.2 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons