Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45521| Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| Título: | Análise do livro Turismo como material didático com fim específico: um estudo focado nos aspectos extralinguísticos e culturais |
| Título(s) alternativo(s): | Analysis of the book Tourism as a teaching material with a specific purpose: a study focused on extralinguistic and cultural aspects |
| Autor(es): | Oliveira, Geovanna Rocha |
| Primeiro orientador: | Castro, Carolina Afonso da Silva |
| Primeiro membro da banca: | Almeida, Daniel Mazzaro Vilar de |
| Segundo membro da banca: | Pinheiro, Graziela Bassi |
| Resumo: | O objetivo deste trabalho é analisar o livro didático Turismo 1, voltado para o ensino de espanhol com fins específicos, a partir de uma abordagem focada nos aspectos extralinguísticos e culturais. O material analisado integra a coleção da editora SGEL e tem como público-alvo estudantes turistas ou que se preparam para atuar na área do turismo. Considerando a crescente demanda por profissionais capazes de se comunicar de forma eficaz e culturalmente sensível em contextos internacionais, é importante refletir sobre a adequação dos recursos didáticos utilizados nesse tipo de formação. A pesquisa adota uma metodologia qualitativa e descritiva, fundamentada na análise documental de atividades selecionadas do manual, a partir dos princípios do Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas e do Vademécum para la formación de profesores. A análise revelou que o material apresenta uma abordagem comunicativa eficaz, promovendo situações próximas à realidade profissional, com recursos visuais, auditivos e contextuais que enriquecem a experiência do aluno. Os elementos extralinguísticos, como variações linguísticas nos áudios e imagens autênticas, contribuem para uma aprendizagem mais contextualizada. Em relação aos aspectos culturais, embora o livro trabalhe as tradições, costumes e realidades de países hispânicos, a abordagem ainda se mostra descritiva e não tão aprofundada, o que limita o potencial intercultural e de reflexão do material. Foi concluído que o livro didático Turismo 1 é funcional e possui relevância para o ensino de espanhol com finalidade profissional ou para quem quer viajar, mas poderia ser aprimorado com propostas que promovam uma reflexão mais crítica e empática sobre a diversidade cultural. O estudo reafirma a importância de materiais didáticos que considerem não apenas os conteúdos linguísticos, mas também os valores, hábitos e práticas socioculturais que permeiam a comunicação no setor turístico. |
| Palavras-chave: | Ensino de espanhol Fins específicos Turismo Material didático Cultura |
| Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Referência: | OLIVEIRA, Geovanna Rocha. Análise do livro Turismo como material didático com fim específico: um estudo focado nos aspectos extralinguísticos e culturais. 2025. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45521 |
| Data de defesa: | 5-Mai-2025 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Letras: Espanhol e Literaturas de Língua Espanhola |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| AnáliseLivroTurismo.pdf | 1.8 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons
