Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45478
ORCID:  http://orcid.org/0009-0006-3903-5907
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: O jogo da onça na Sala de Recursos Multifuncionais: Narrativas e Práticas Sociais no Ensino de História.
Título (s) alternativo (s): The Jaguar Game in the Multifunctional Resource Room: Narratives and Social Practices in History Teaching.
Autor: Aguiar, Aryadni de Cássia Roice Ruas
Primer orientador: Noronha, Gilberto Cézar de
Primer miembro de la banca: Abreu, Jean Luiz Neves
Segundo miembro de la banca: Nascimento, Mara Regina do
Resumen: Esta pesquisa tem por objetivo construir narrativas históricas sobre a vida em comunidades indígenas, através do jogo da onça, com estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental que recebem Atendimento Educacional Especializado em sala de recursos multifuncionais. Para cumprir esse objetivo, a pesquisa investigou a história do jogo da onça, como objeto e prática cultural, seus usos e apropriações em diversas temporalidades. Nesta pesquisa qualitativa em Ensino de História, adotou-se a metodologia de pesquisa bibliográfica, documental e pesquisa-ação. Foram discutidas e experimentadas as potencialidades do jogo da onça como estratégia de ensino de História quando se desenvolveu com estudantes do Atendimento Educacional Especializado, em sala de recursos multifuncionais uma proposta de utilização do jogo para um ensino de História mais inclusivo.
Abstract: This research aims to construct historical narratives about life in indigenous communities, through the game of the jaguar, with students in the final years of elementary school who receive Specialized Educational Assistance in a multifunctional resource room. To achieve this objective, the research investigated the history of the game of the jaguar, as an object and cultural practice, its uses and appropriations in different temporalities. In this qualitative research in History Teaching, the methodology of bibliographical, documentary and action research was adopted. The potential of the game of the jaguar as a strategy for teaching History was discussed and tested when it was developed with students of Specialized Educational Assistance, in a multifunctional resource room a proposal for using the game for a more inclusive teaching of History.
Palabras clave: Ensino de História
Educação Especial
Cultura popular e saberes tradicionais
Sala de Recursos Multifuncionais
Jogos
History Teaching
Special education
Popular culture and traditional knowledge
Multifunctional Resource Room
Games
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Ensino de História (ProfHistória)
Cita: AGUIAR, Aryadni de Cássia Roice Ruas. O jogo da onça na sala de recursos multifuncionais: Narrativas e Práticas Sociais no Ensino de História. 2025. 200f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História - ProfHistória) - Universidade Federal de Uberlândia. Uberlândia, 2025. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.109
Identificador del documento: https://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.109
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45478
Fecha de defensa: 17-feb-2025
Objetivos de Desarrollo Sostenible (ODS): ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - ProfHistória (Mestrado Profissional)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
O JOGO DA ONÇA NA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS.pdf13.01 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons