Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45478
ORCID:  http://orcid.org/0009-0006-3903-5907
Document type: Dissertação
Access type: Acesso Aberto
Title: O jogo da onça na Sala de Recursos Multifuncionais: Narrativas e Práticas Sociais no Ensino de História.
Alternate title (s): The Jaguar Game in the Multifunctional Resource Room: Narratives and Social Practices in History Teaching.
Author: Aguiar, Aryadni de Cássia Roice Ruas
First Advisor: Noronha, Gilberto Cézar de
First member of the Committee: Abreu, Jean Luiz Neves
Second member of the Committee: Nascimento, Mara Regina do
Summary: Esta pesquisa tem por objetivo construir narrativas históricas sobre a vida em comunidades indígenas, através do jogo da onça, com estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental que recebem Atendimento Educacional Especializado em sala de recursos multifuncionais. Para cumprir esse objetivo, a pesquisa investigou a história do jogo da onça, como objeto e prática cultural, seus usos e apropriações em diversas temporalidades. Nesta pesquisa qualitativa em Ensino de História, adotou-se a metodologia de pesquisa bibliográfica, documental e pesquisa-ação. Foram discutidas e experimentadas as potencialidades do jogo da onça como estratégia de ensino de História quando se desenvolveu com estudantes do Atendimento Educacional Especializado, em sala de recursos multifuncionais uma proposta de utilização do jogo para um ensino de História mais inclusivo.
Abstract: This research aims to construct historical narratives about life in indigenous communities, through the game of the jaguar, with students in the final years of elementary school who receive Specialized Educational Assistance in a multifunctional resource room. To achieve this objective, the research investigated the history of the game of the jaguar, as an object and cultural practice, its uses and appropriations in different temporalities. In this qualitative research in History Teaching, the methodology of bibliographical, documentary and action research was adopted. The potential of the game of the jaguar as a strategy for teaching History was discussed and tested when it was developed with students of Specialized Educational Assistance, in a multifunctional resource room a proposal for using the game for a more inclusive teaching of History.
Keywords: Ensino de História
Educação Especial
Cultura popular e saberes tradicionais
Sala de Recursos Multifuncionais
Jogos
History Teaching
Special education
Popular culture and traditional knowledge
Multifunctional Resource Room
Games
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Ensino de História (ProfHistória)
Quote: AGUIAR, Aryadni de Cássia Roice Ruas. O jogo da onça na sala de recursos multifuncionais: Narrativas e Práticas Sociais no Ensino de História. 2025. 200f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História - ProfHistória) - Universidade Federal de Uberlândia. Uberlândia, 2025. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.109
Document identifier: https://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.109
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45478
Date of defense: 17-Feb-2025
Sustainable Development Goals SDGs: ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - ProfHistória (Mestrado Profissional)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O JOGO DA ONÇA NA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS.pdf13.01 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons