Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45478
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorAguiar, Aryadni de Cássia Roice Ruas-
dc.date.accessioned2025-05-12T15:20:38Z-
dc.date.available2025-05-12T15:20:38Z-
dc.date.issued2025-02-17-
dc.identifier.citationAGUIAR, Aryadni de Cássia Roice Ruas. O jogo da onça na sala de recursos multifuncionais: Narrativas e Práticas Sociais no Ensino de História. 2025. 200f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História - ProfHistória) - Universidade Federal de Uberlândia. Uberlândia, 2025. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.109pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45478-
dc.description.abstractThis research aims to construct historical narratives about life in indigenous communities, through the game of the jaguar, with students in the final years of elementary school who receive Specialized Educational Assistance in a multifunctional resource room. To achieve this objective, the research investigated the history of the game of the jaguar, as an object and cultural practice, its uses and appropriations in different temporalities. In this qualitative research in History Teaching, the methodology of bibliographical, documentary and action research was adopted. The potential of the game of the jaguar as a strategy for teaching History was discussed and tested when it was developed with students of Specialized Educational Assistance, in a multifunctional resource room a proposal for using the game for a more inclusive teaching of History.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectEducação Especialpt_BR
dc.subjectCultura popular e saberes tradicionaispt_BR
dc.subjectSala de Recursos Multifuncionaispt_BR
dc.subjectJogospt_BR
dc.subjectHistory Teachingpt_BR
dc.subjectSpecial educationpt_BR
dc.subjectPopular culture and traditional knowledgept_BR
dc.subjectMultifunctional Resource Roompt_BR
dc.subjectGamespt_BR
dc.titleO jogo da onça na Sala de Recursos Multifuncionais: Narrativas e Práticas Sociais no Ensino de História.pt_BR
dc.title.alternativeThe Jaguar Game in the Multifunctional Resource Room: Narratives and Social Practices in History Teaching.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Noronha, Gilberto Cézar de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1413157322908549pt_BR
dc.contributor.referee1Abreu, Jean Luiz Neves-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2300258713505621pt_BR
dc.contributor.referee2Nascimento, Mara Regina do-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2310487474847634pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8838252768643734pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem por objetivo construir narrativas históricas sobre a vida em comunidades indígenas, através do jogo da onça, com estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental que recebem Atendimento Educacional Especializado em sala de recursos multifuncionais. Para cumprir esse objetivo, a pesquisa investigou a história do jogo da onça, como objeto e prática cultural, seus usos e apropriações em diversas temporalidades. Nesta pesquisa qualitativa em Ensino de História, adotou-se a metodologia de pesquisa bibliográfica, documental e pesquisa-ação. Foram discutidas e experimentadas as potencialidades do jogo da onça como estratégia de ensino de História quando se desenvolveu com estudantes do Atendimento Educacional Especializado, em sala de recursos multifuncionais uma proposta de utilização do jogo para um ensino de História mais inclusivo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ensino de História (ProfHistória)pt_BR
dc.sizeorduration202pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.109pt_BR
dc.orcid.putcode183945661-
dc.crossref.doibatchid252b3ef3-0c41-4fe6-ae04-60dc4656a5de-
dc.subject.odsODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.pt_BR
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - ProfHistória (Mestrado Profissional)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
O JOGO DA ONÇA NA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS.pdf13.01 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons