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Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: A dimensão humana na formação do/a Bacharel/a em Química nas Universidades Federais de Minas Gerais
Autor(es): Papadio, Mateus Baroni
Primeiro orientador: Rigue, Fernanda Monteiro
Primeiro membro da banca: Sales, Tiago Amaral
Segundo membro da banca: Gonçalves, Débora Farina
Resumo: Esta monografia está interessada em atentar para a dimensão humana na formação do/a bacharel/a em Química nas Universidade Federais de Minas Gerais (MG). Para tanto, identificamos e caracterizamos componentes curriculares que, direta ou indiretamente, dialogam com a dimensão humana, nos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Química Bacharelado das Universidades Federais do Estado de Minas Gerais. Os documentos presentes nos Projetos Pedagógicos dos Cursos foram analisados considerando: 1) a presença do termo dimensão humana; 2) a presença da noção de humano (Humano; Humana); 3) as relações interpessoais, sociais e trocas de experiências; 4) aspectos afetivos e emocionais; 5) termos ético, étnico, moral e desenvolvimento pessoal; 6) comunicação, diálogo, orientação e discussão; 7) filosofia e filosófica; 8) vitalismo e antivitalismo. Por meio da análise de conteúdo de Bardin (2016), foram criadas as seguintes categorias de análise: a) Quantitativo de componentes curriculares vinculados à dimensão humana; b) Carga-horária dos componentes curriculares vinculados à dimensão humana; c) Relações humanas e a História da Química e Filosofia da Ciência; d) A dimensão humana e o que apontam os documentos. Emerge do estudo que a formação dos/as Bacharéis/las em Química nas Universidades Federais de MG ainda carece de um investimento significativo no que tange a dimensão humana no período de formação. Apesar das Diretrizes Curriculares Nacionais apontarem para a relevância de uma formação que contemple aspectos éticos, sociais e humanísticos, a análise dos componentes curriculares evidenciou que as disciplinas com caráter humanístico e outros temas que dialogam com a dimensão humana representam uma minoria dentro das matrizes curriculares dos cursos analisados. A pesquisa realizada abre a possibilidade de investigações envolvendo maior amostragem de regiões e instituições a serem investigadas, considerando a dimensão humana na formação de profissionais.
Abstract: Esta monografía se interesa por prestar atención a la dimensión humana en la formación del/de la licenciado/a en Química en las Universidades Federales de Minas Gerais (MG). Para ello, identificamos y caracterizamos componentes curriculares que, directa o indirectamente, dialogan con la dimensión humana en los Proyectos Pedagógicos de los Cursos de Química Licenciatura de las Universidades Federales del Estado de Minas Gerais. Los documentos presentes en los Proyectos Pedagógicos de los Cursos fueron analizados considerando: 1) la presencia del término dimensión humana; 2) la presencia de la noción de humano (Humano; Humana); 3) las relaciones interpersonales, sociales e intercambio de experiencias; 4) aspectos afectivos y emocionales; 5) los términos ético, étnico, moral y desarrollo personal; 6) comunicación, diálogo, orientación y discusión; 7) filosofía y filosófico; 8) vitalismo y antivitalismo. A través del análisis de contenido de Bardin (2016), se crearon las siguientes categorías de análisis: a) Cantidad de componentes curriculares vinculados a la dimensión humana; b) Carga horaria de los componentes curriculares vinculados a la dimensión humana; c) Relaciones humanas y la Historia de la Química y Filosofía de la Ciencia; d) La dimensión humana y lo que señalan los documentos. Del estudio emerge que la formación de los/las Licenciados/as en Química en las Universidades Federales de MG aún carece de una inversión significativa en lo que respecta a la dimensión humana durante el período de formación. A pesar de que las Directrices Curriculares Nacionales señalan la relevancia de una formación que contemple aspectos éticos, sociales y humanísticos, el análisis de los componentes curriculares evidenció que las asignaturas con carácter humanístico y otros temas que dialogan con la dimensión humana representan una minoría dentro de las mallas curriculares de los cursos analizados. La investigación realizada abre la posibilidad de estudios que involucren una muestra más amplia de regiones e instituciones a ser investigadas, considerando la dimensión humana en la formación de profesionales.
Palavras-chave: Formação Humanística; Ciência; Bacharelado; Currículo
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: PAPADIO, Mateus Baroni. A dimensão humana na formação do/a Bacharel/a em Química nas Universidades Federais de Minas Gerais. 2025. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) – Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45450
Data de defesa: 6-Mai-2025
Aparece nas coleções:TCC - Química (Ituiutaba / Pontal)

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