Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45424
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: O potencial didático do Carnaval dentro e fora da sala de aula: possíveis abordagens do Carnaval de Escolas de Samba de Uberlândia, em 2024, no Ensino de História
Autor(es): Santana, Agatha Madeleine
Primeiro orientador: Cunha, Nara Rubia de Carvalho
Primeiro membro da banca: Barbosa, Marta Emisia Jacinto
Segundo membro da banca: Raimundo, Maria Helena
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso se volta para a reflexão sobre o potencial didático do Carnaval, importante manifestação popular da cultura brasileira, abordando-o especialmente no Ensino de História. Embora sejam diversos os formatos de celebração do Carnaval do Brasil, as lentes desta investigação se voltam para o carnaval promovido por escolas de samba, cujos sambas-enredo têm provocado, nos últimos anos, questionamentos quanto a narrativas da história que promovem silenciamentos e esquecimentos de grupos sociais e étnico-raciais fundamentais para a constituição do país. Defende-se que, além de abordar as mensagens que os sambas-enredo têm conseguido trazer para a população, é necessário investigar também a história da constituição da festa carnavalesca, os enfrentamentos e resistências de grupos a ela ligados, com destaque para o papel dos afrodescendentes na construção dessa festa. O trabalho se aproxima de esforços para implementação da Lei da 10.639/2003 no ambiente escolar e percebe esse ambiente como permeado por elaborações sobre o passado (bem como o presente), que extrapolam os limites dos muros escolares. O caminho metodológico percorrido envolve pesquisa bibliográfica sobre a constituição do carnaval no Brasil e elaboração de material didático sobre o tema, tomando como objeto de investigação sambas-enredo de algumas escolas de samba do carnaval de Uberlândia, em 2024.
Abstract: This Undergraduate Thesis focuses on reflecting upon the educational potential of Carnaval, a significant popular manifestation of Brazilian culture, especially regarding its use in History teaching. Although there are various forms of Carnaval celebrations across Brazil, this research specifically centers on the Carnaval promoted by samba schools. In recent years, sambas-enredo (theme songs) performed by these schools have raised important questions about historical narratives that foster silences and neglect concerning social and ethno-racial groups that are fundamental to the formation of the country. This study argues that, beyond analyzing the messages conveyed through sambas-enredo, it is also essential to investigate the historical development of the Carnaval itself, the struggles and resistance of the groups involved in its creation, and particularly the role of Afro-descendants in shaping this celebration. The research aligns with efforts to implement Law 10.639/2003 within school environments and understands these spaces as being filled with interpretations of the past (and the present) that go beyond school walls. The methodological approach includes bibliographic research on the historical formation of Carnaval in Brazil and the development of educational materials on the subject, using as a case study the sambas-enredo from selected samba schools participating in the 2024 Carnaval of Uberlândia.
Palavras-chave: Ensino de História; Samba-Enredo; Carnaval de Uberlândia-MG; Lei 10.639/03.
History Teaching; Samba-Enredo; Uberlândia-MG Carnaval; Law 10.639/03.
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: SANTANA, Agatha Madeleine. O potencial didático do Carnaval dentro e fora da sala de aula: Possíveis abordagens do Carnaval de Escolas de Samba de Uberlândia, em 2024, no Ensino de História. 2025. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45424
Data de defesa: 30-Abr-2025
Aparece nas coleções:TCC - História (Uberlândia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PotencialDidáticoCarnaval.pdfTCC14 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons