Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45424
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorSantana, Agatha Madeleine-
dc.date.accessioned2025-05-08T17:35:03Z-
dc.date.available2025-05-08T17:35:03Z-
dc.date.issued2025-04-30-
dc.identifier.citationSANTANA, Agatha Madeleine. O potencial didático do Carnaval dentro e fora da sala de aula: Possíveis abordagens do Carnaval de Escolas de Samba de Uberlândia, em 2024, no Ensino de História. 2025. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45424-
dc.description.abstractThis Undergraduate Thesis focuses on reflecting upon the educational potential of Carnaval, a significant popular manifestation of Brazilian culture, especially regarding its use in History teaching. Although there are various forms of Carnaval celebrations across Brazil, this research specifically centers on the Carnaval promoted by samba schools. In recent years, sambas-enredo (theme songs) performed by these schools have raised important questions about historical narratives that foster silences and neglect concerning social and ethno-racial groups that are fundamental to the formation of the country. This study argues that, beyond analyzing the messages conveyed through sambas-enredo, it is also essential to investigate the historical development of the Carnaval itself, the struggles and resistance of the groups involved in its creation, and particularly the role of Afro-descendants in shaping this celebration. The research aligns with efforts to implement Law 10.639/2003 within school environments and understands these spaces as being filled with interpretations of the past (and the present) that go beyond school walls. The methodological approach includes bibliographic research on the historical formation of Carnaval in Brazil and the development of educational materials on the subject, using as a case study the sambas-enredo from selected samba schools participating in the 2024 Carnaval of Uberlândia.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectEnsino de História; Samba-Enredo; Carnaval de Uberlândia-MG; Lei 10.639/03.pt_BR
dc.subjectHistory Teaching; Samba-Enredo; Uberlândia-MG Carnaval; Law 10.639/03.pt_BR
dc.titleO potencial didático do Carnaval dentro e fora da sala de aula: possíveis abordagens do Carnaval de Escolas de Samba de Uberlândia, em 2024, no Ensino de Históriapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Cunha, Nara Rubia de Carvalho-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4787129577624171pt_BR
dc.contributor.referee1Barbosa, Marta Emisia Jacinto-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6425309024363380pt_BR
dc.contributor.referee2Raimundo, Maria Helena-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9530568408452061pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0621570058947611pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste Trabalho de Conclusão de Curso se volta para a reflexão sobre o potencial didático do Carnaval, importante manifestação popular da cultura brasileira, abordando-o especialmente no Ensino de História. Embora sejam diversos os formatos de celebração do Carnaval do Brasil, as lentes desta investigação se voltam para o carnaval promovido por escolas de samba, cujos sambas-enredo têm provocado, nos últimos anos, questionamentos quanto a narrativas da história que promovem silenciamentos e esquecimentos de grupos sociais e étnico-raciais fundamentais para a constituição do país. Defende-se que, além de abordar as mensagens que os sambas-enredo têm conseguido trazer para a população, é necessário investigar também a história da constituição da festa carnavalesca, os enfrentamentos e resistências de grupos a ela ligados, com destaque para o papel dos afrodescendentes na construção dessa festa. O trabalho se aproxima de esforços para implementação da Lei da 10.639/2003 no ambiente escolar e percebe esse ambiente como permeado por elaborações sobre o passado (bem como o presente), que extrapolam os limites dos muros escolares. O caminho metodológico percorrido envolve pesquisa bibliográfica sobre a constituição do carnaval no Brasil e elaboração de material didático sobre o tema, tomando como objeto de investigação sambas-enredo de algumas escolas de samba do carnaval de Uberlândia, em 2024.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseHistóriapt_BR
dc.sizeorduration75pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
Aparece en las colecciones:TCC - História (Uberlândia)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
PotencialDidáticoCarnaval.pdfTCC14 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons